Os times femininos de vôlei Sub-14 e Sub-17, do Colégio Santa Úrsula, conquistaram vagas na fase final dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) 2025, uma das mais importantes competições estudantis do país. Agora, as equipes representarão Ribeirão Preto e região na etapa estadual.
O Diretor Pedagógico, Rafael Bianchi, afirmou que o Colégio está muito orgulhoso dessa conquista histórica. “Representar Ribeirão Preto em uma competição estadual é, por si só, uma vitória para toda a comunidade educativa. É um reflexo do comprometimento, do talento e da paixão pelo esporte que movem nossas alunas e nossa escola”, completou.
A equipe Sub-17 disputará a fase final na cidade de Praia Grande (SP), na primeira semana de agosto. Já a Sub-14 estará em Lindóia (SP), na segunda quinzena do mesmo mês. Ambas as categorias enfrentarão as melhores escolas particulares, estaduais e municipais de diversas regiões do Estado.
Os professores responsáveis pelas equipes de vôlei, Sílvio Longo e Cleide de Resende, destacaram que a classificação veio após uma “campanha impecável” dos dois times. “Foram cinco jogos disputados contra times fortes de escolas tradicionais da cidade. Neste campeonato, apenas os melhores - independentemente da rede de ensino - avançaram para a final estadual. Formamos nossos alunos para que, por meio do esporte, se desenvolvam como grandes atletas amadores, mas, principalmente, saibam trabalhar em equipe, ter metas, valorizar a preparação, a disciplina e o treino”, ressaltou Longo.
Organizados pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, os JEESP reúnem escolas de todo o Estado. Os vencedores da etapa final garantem vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), competição nacional que reúne os melhores atletas estudantis do país.
Forte tradição no esporte
Com forte tradição no esporte, o Colégio Santa Úrsula se destaca por investir na formação esportiva desde os primeiros anos escolares. Os atletas do vôlei, tanto masculino como feminino, geralmente, iniciam os treinos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental. A equipe Sub-17 é composta, em sua maioria, por alunas do Ensino Médio - da 1ª a 3ª série -, com destaque também a alunas promissoras do 9º ano. Já a equipe Sub-14 é formada por estudantes do 8º ano.
“Esse trabalho contínuo e pedagógico é um dos grandes diferenciais da escola, o que reforça o compromisso da instituição com uma formação integral, que alia excelência acadêmica e desenvolvimento esportivo”, salientou o coordenador de Esportes do Colégio Santa Úrsula, Carlos Sato.
Mais que competição, uma vivência transformadora
A fase final da JEESP costuma reunir seis escolas finalistas de diferentes regiões do Estado. Os confrontos serão definidos após o término das fases regionais, ainda em andamento. Até lá, as atletas do Colégio Santa Úrsula seguirão em preparação intensa.
Além do JEESP, o Colégio participa de outros campeonatos, como a Liga de Vôlei, e amistosos regulares com escolas parceiras. Segundo Sílvio Longo, o importante é manter as atletas em constante aprimoramento técnico e competitivo. “Chegar à fase final da JEESP já é uma conquista histórica para a escola. Estamos muito felizes, pois esse resultado é fruto de muito trabalho e treino”, disse o treinador.
A aluna Manuela Bloes, da equipe Sub-14, comemorou os resultados. “Foi muito emocionante conquistar essa vitória. Todos torcendo, vibrando, o time unido. A gente se entrosou muito bem dentro e fora da quadra. Foi realmente muito divertido. Eu estou no Colégio Santa Úrsula desde bebê. Estudar aqui é incrível! Todo mundo é muito unido, os professores são sensacionais, a Diretoria sempre nos apoia. Nas partidas há sempre muita gente do Colégio torcendo por nós, vibrando junto. Comecei a treinar vôlei no 3º ano, com os professores Sílvio e Cleide”, contou.
Para a estudante Manuela Nalini, que joga na Sub-17, chegar à fase final da JEESP foi fruto de muita dedicação e treinos intensos, com o apoio dos professores. “Foi emocionante representar o Colégio Santa Úrsula nas etapas até agora e será assim também na fase final. Tivemos a força da torcida, que fez toda a diferença nos jogos. O vôlei é tudo para mim - é onde eu descanso, me encontro e faço amizades”, completou.