Caring is Good
Colégio Santa Úrsula
Caring is Good

No dia 24 de abril, a Pastoral do nosso Colégio realizou a abertura oficial da 14ª Semana de Movimento pela Vida “Caring is Good - Cuidar faz Bem”.

Durante toda a semana, por meio de apresentações teatrais, entrevistas, contação de histórias, palestras, workshops, cinecultura, fórum de discussão, rodas de conversas e exposições, os alunos vivenciaram atividades pedagógicas que propuseram uma verdadeira imersão sobre este tema. O objetivo foi levá-los a refletir sobre a importância de cuidar de si mesmo, do outro e da nossa Casa Comum.

A 14ª SMV propõe, ainda, atividades interdisciplinares acerca da importância de assuntos como cuidado com o meio ambiente, fome, desperdício, empatia, além de narrativas sobre solidariedade e amor ao próximo.

Assista ao vídeo da abertura:

Abertura 14ª Semana de Movimento pela Vida - Caring is Good

Sobre a 14ª SMV - Depoimento do aluno Afonso - Ensino Médio

A Semana de Movimento pela Vida (SMV), desde que entrei no Colégio, em 2012, no 1° ano do Ensino Fundamental, é um momento de absoluta importância, especialmente, pela proposta que ela nos faz, de olhar o mundo com reflexão, e não só, mas também para pensarmos a ação que pode transformá-lo.

Este ano é o meu último no Santa Úrsula e, assim, é a última SMV que acompanho.

A campanha "Caring is Good - Cuidar faz Bem" traz, para mim, o que é indispensável para a saúde de nossa sociedade: cuidar de si, cuidar do outro e cuidar do mundo.

Dessa forma, a SMV dá enfoque à luta contra a fome, luta pela preservação do meio ambiente e tantas outras que, tenho certeza, são essenciais para um mundo melhor.

É no cuidar que encontramos o ato mais humano, o mais belo que podemos praticar.

Cuidar de si para poder cuidar do outro e, assim, cuidar do mundo.

Na sólida certeza de que este é o caminho que leva à mudança, as ações no Colégio se desenvolvem em palestras, apresentações artísticas, debates e voluntariado para aproximar os estudantes destes temas fundamentais.

Por fim, acredito que a SMV é um lindo exemplo do conceito de "Práxis" que encontramos na Filosofia. A "Práxis" se realiza na união do conhecimento e da ação, e ela orienta firmemente este projeto contínuo de formação humana que é a Semana de Movimento pela Vida.

Mais do que nunca, precisamos desta união pela vitalidade, desta luta pelo cuidado do mundo, pela esperança e pela beleza da vida!

Afonso
24/04/2023

Veja mais sobre a 14ª Semana de Movimento pela Vida:

14ª Semana de Movimento pela Vida