Tradição junina é resgatada nas aulas de música do Colégio Santa Úrsula

Professores trabalharam ritmos e instrumentos juninos e alunos entraram no clima do “arraiá”

Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais, do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), entraram no clima de Festa Junina nas aulas de Música dos professores William Araújo e Rafael dos Santos. Houve diversas atividades de resgate da tradição deste período do ano.

Na Educação Infantil, o objetivo foi proporcionar a vivência dos gêneros musicais e das danças que fazem parte desta tradição. “Além de valorizar a cultura junina, eles exploraram os instrumentos de percussão. Estas atividades permitiram trabalhar a coordenação motora fina, a execução rítmica, a imaginação, a concentração, o cantar, a fala e a ampliação do repertório”, explicou Araújo.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, o projeto propôs um estudo, primeiramente, da Região Nordeste em vários aspectos: músicas, danças, roupas, gastronomia e a expressão da religiosidade por meio da devoção a São Pedro, Santo Antônio e São João. Outro ponto importante apontado foi sobre o forró e um de seus expoentes mais famosos e importantes para a cultura, Luiz Gonzaga.

Quadrilha e instrumentos de percussão

De acordo com Santos, os alunos pesquisaram sobre a Quadrilha na Roça da Região Sudeste, com destaque para o músico Mário Zan. As características do acordeon, ou “acordeão”, também conhecido como sanfona ou gaita, esta no Sul do Brasil, foram apresentadas para todos conhecessem seu som e funcionamento. Eles também estudaram o compasso binário e experimentaram instrumentos de percussão como o tambor, o triângulo, o pandeiro e o agogô.

As atividades foram presenciais, ao ar livre, algumas delas desenvolvidas no Caramanchão da escola. As crianças se caracterizaram e puderam ouvir, cantar, tocar e dançar ritmos musicais. Em uma das ações, os alunos assistiram vídeos da Festa Junina de 2019, disponíveis no canal do Colégio Santa Úrsula na plataforma Youtube.

“Foi muito emocionante rever as crianças nos vídeos. Elas puderam se ver mais novas, muito pequenas. Sempre valorizamos a cultura junina e temos como objetivo resgatar a vivência desta tradição em nossa escola”, contou o professor Rafael dos Santos. As atividades foram adaptadas para que não houvesse aglomeração. Todos os protocolos de segurança sanitária e prevenção contra o novo coronavírus foram seguidos.

Confira a cobetura fotográfica abaixo:

*Esta cobertura tem finalidade informativa e foi produzida sem a intenção de destacar ou privilegiar nenhuma sala ou aluno.