Simulação da ONU (Organização das Nações Unidas) – Por Igor Mandatti Bonizio, 16 anos, 3ª série do Ensino Médio

Da esquerda para a direita: Fernando Lomas, Rafael Bianchi, Gustavo Mendes, Luiz Minto e Igor Bonizio.

O ambiente criado durante as sessões do Conselho de Segurança da ONU é único e instigante, graças ao empenho de todos os delegados participantes em defender as propostas de seus respectivos países. Durante os momentos de tensão, é importante que os delegados tenham a capacidade de negociar acordos que trarão benefícios para todas as nações envolvidas. Mas é necessário escolher bem as palavras antes de se pronunciar, pois a mídia está sempre alerta e pode, muitas vezes, entender algo diferente daquilo que é dito.

A urgência em negociar e defender os ideais do país que representei (Estados Unidos da América) fez com que eu aperfeiçoasse meu vocabulário em inglês e desenvolvesse linhas de raciocínio na língua estrangeira. Além disso, percebi que a interdisciplinaridade que temos na escola foi um diferencial, pois, para convencer as outras nações, foi vital utilizar argumentos consistentes baseados no conhecimento que adquirimos em sala de aula.

No último dia de sessões, descobrimos que as medidas político-econômicas tomadas no dia anterior possibilitaram que os refugiados tivessem acesso aos suprimentos necessários para a vida, como água, alimentos e remédios. Mais tarde, em uma sessão fechada, da qual a mídia não pôde participar, foi discutida a proposta de formar uma coalizão de agências de inteligência para “filtrar” a Internet. A intenção era que o Estado Islâmico não conseguisse divulgar imagens e vídeos que pudessem causar pânico nas pessoas. Os efeitos dessa coalizão foram imediatos e positivos o suficiente para atingir nossas expectativas e permitir que o Conselho seguisse para outros tópicos importantes.

Eu gostaria de agradecer, em nome dos alunos participantes, a oportunidade excepcional que nos foi dada pelo Colégio Santa Úrsula, em especial à Irmã Helenice, e aos professores que nos acompanharam e nos orientaram durante essa jornada - Rafael Bianchi, Fernando Lomas e Orlanda Fernandes. Essa experiência ficará marcada para sempre em nossas vidas, pois foram momentos que nos transformaram e nos fizeram crescer como seres humanos e cidadãos. Dessa forma, o Colégio demonstrou, mais uma vez, o quanto investe em seus alunos para que no futuro possam fazer a diferença.

Foto (da esquerda para a direita): Fernando Lomas, Rafael Bianchi, Gustavo Mendes, Luiz Minto, Igor Bonizio e Orlanda Fernandes.

Saiba + em: http://www.colegiosantaursula.com.br/noticia/ensino-medio-participa-de-simulacao-da-onu-em-sao-jose-dos-campos