Semana Pedagógica fortalece Corpo Docente para planejar ano letivo

Destaque foi para o aprofundamento da essência da educação oferecida pelo Colégio Santa Úrsula,

especialmente comemorada no ano jubilar, quando a escola comemora 110 anos

O início deste ano no Colégio Santa Úrsula foi de muita preparação, planejamento e movimento, tanto para os profissionais novos, que iniciaram sua trajetória na escola, como para os demais educadores, que cumpriram uma maratona de encontros formativos.

Vários temas importantes, como Treinamento sobre os Recursos e Ferramentas da Plataforma Google for Education, foram abordados.

Os novos professores e colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer a escola toda, sua infraestrutura e os diversos segmentos e serviços oferecidos, além de terem a oportunidade de aprofundar sobre a filosofia e o Carisma Ursulino, o SERVIAM.

Eles também tiveram contato com as principais características do Método Montessori. O destaque foi para o aprofundamento do significado da essência da educação oferecida pelo Colégio Santa Úrsula, “sempre à frente”, especialmente celebrada neste ano jubilar, quando ele comemora 110 anos.

O papel de cada um

O diretor Pedagógico, Rafael Bianchi, acolheu toda a comunidade educativa e apresentou a Missão, a Visão e os Valores da instituição. Ele lembrou a importância de os novos colaboradores entenderem o que significa fazer parte da grande família ursulina. “A proposta foi que houvesse este momento de integração e reflexão sobre o papel de cada um na obra sonhada e realizada por nossa fundadora, Santa Ângela”, afirmou.

A equipe de Pastoral apresentou o tema da Campanha da Fraternidade de 2022 – “Fala com amor, ensina com sabedoria”. O treinamento sobre a plataforma Google for Education foi realizado pela equipe de Tecnologia da Informação do colégio.

Celebração de acolhida e homenagens

Na manhã do dia 21, aconteceu uma Celebração de Acolhida para toda a comunidade educativa. Uma homenagem especial a Ir. Helenice de Souza, que assume, a partir deste ano, como provincial das Ursulinas do Brasil e Peru, foi realizada em agradecimento pelos seus 15 anos de dedicação como diretora do Colégio.

Na celebração, Santa Ângela, representada pela professora Thaís Festuccia, falou com Ir. Helenice e a agradeceu por sua trajetória. Destacou, além da personalidade marcante, seu espírito empreendedor, perseverança e capacidade de “desacomodar” as pessoas para que buscassem o seu melhor.

Outro ponto importante lembrado foi o cuidado e a atenção que Ir. Helenice sempre dedicou aos alunos e suas famílias, com atenção e interesse genuínos, sempre para que todos participassem e se integrassem à grande casa que é o Colégio Santa Úrsula.

Rafael Bianchi entregou a Comenda SERVIAM a Ir. Helenice, uma condecoração de honra que ela mesma criou para homenagear as pessoas que servem e fazem parte da história do colégio, deixando um legado de contribuição.