Semana da Família, na Educação Infantil valoriza participação dos pais na escola

Semana da Família, na Educação Infantil e Berçário, valoriza participação dos pais na escola

O projeto Portas Abertas, do Colégio Santa Úrsula, possibilitou que os pais da Educação Infantil participassem com seus filhos de aulas de Inglês, Robótica, Educação Nutricional, Música e Recreação

Entre os dias 29 de abril e 10 de maio aconteceu, no Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), a Semana da Família para os alunos da Educação Infantil e do Berçário. A programação faz parte do projeto Portas Abertas, que tem como objetivo valorizar a participação dos pais na escola.

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, Fernanda Beloube, esta atividade é extremamente enriquecedora e faz parte da proposta pedagógica Montessoriana. As famílias acompanharam aulas de Inglês, Robótica, Educação Nutricional, Música e Recreação. No Berçário, a participação foi nas aulas de Música e Dança.

“Quando os pais são inseridos no cotidiano escolar, nas aulas, em atividades pedagógicas junto com seus filhos, ganhamos em muitos aspectos. Temos a alegria da criança em receber seus pais aqui. Eles, realmente, ficam entusiasmados de participar com das atividades. Há, ainda, a aproximação da família com o próprio colégio e com as demais famílias, sem falar no entendimento sobre o desenvolvimento do trabalho do professor. Enfim, é um momento muito especial, no qual todos os envolvidos no processo educativo são valorizados”, explicou Fernanda Beloube.

Gastronomia em família

Na aula de Educação Nutricional, que aconteceu para a turma do Infantil I, da professora Sílvia Bregagnoli, as famílias fizeram com os alunos um sanduíche de frango. A ação foi na cozinha-modelo de Gastronomia do Colégio do Santa Úrsula, sob a orientação da professora Thalia Deminice, que leciona Educação Nutricional para o período da tarde. As aulas do período da manhã são com a professora Luciana Martins. Em aulas de Gastronomia ainda há o trabalho da gastrônoma Flávia Malvestio.

“Temos um projeto que promove o desenvolvimento do paladar e de hábitos alimentares saudáveis nas crianças. Apresentamos os alimentos. Temos uma horta no colégio, justamente, para que elas participem e entendam todo o processo de cultivo até a elaboração de uma receita. Com isso levamos a criança para o universo da Gastronomia e da alimentação de qualidade”, explicou Thalia Deminice.

Vitório Bredariol tem quatro netos estudando no Colégio Santa Úrsula. Ele acompanhou a filha Paula e a neta Helena na aula de Educação Nutricional. Suas duas filhas estudaram no colégio e, agora, seus netos também. “É emocionante ver a escola empenhada neste trabalho educacional prático, que leva as crianças a serem independentes. E a cozinha-modelo é ‘top’ mesmo, parece cenário de televisão”, comentou.

A mãe da Tarsila, Priscila Nogueira, disse que percebeu que a filha passou a se interessar por vários alimentos depois das aulas de Educação Nutricional. “Esta cozinha é espetacular. Estamos encantados com tudo aqui. Realmente, este trabalho faz a diferença para o desenvolvimento dos nossos filhos, sobretudo, por incentivar nossas crianças a perceberem a importância da alimentação e por fazer com que se interessem por diferentes tipos de alimentos. A Semana da Família também é muito especial. Somos novos aqui no colégio e percebemos como esta atividade nos integra com a escola”, contou.