Science, Technology, Engineering and Mathematics fundamenta Robótica no Colégio Santa Úrsula

Science, Technology, Engineering and Mathematics fundamenta Robótica no Colégio Santa Úrsula

Coordenador do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Fernando Lomas ressalta que a abordagem permite integração no campo das Exatas e estimula a criatividade dos alunos

Os professores e a equipe de Coordenação – Educação Infantil, ensinos Fundamental I, II e Médio – do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), se reuniram, nesta semana, para dar sequência ao Planejamento de Robótica de 2019. Fernando Lomas, professor de Matemática e coordenador Pedagógico, explicou que a proposta tem como base a integração no campo do conhecimento nas áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharia. Esta forma de abordagem recebeu a sigla STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) e fundamentará o desenvolvimento dos projetos de Robótica neste ano letivo.

Esta premissa estimula o aluno a aplicar o conhecimento adquirido em projetos pedagógicos a partir da utilização de habilidades em programação e Robótica. “Queremos que nossos estudantes testem suas hipóteses de forma prática e encontrem as soluções para os desafios. Eles exigirão, sobretudo, criatividade, pensamento estratégico, raciocínio lógico e habilidades socioemocionais, que facilitarão o trabalho em equipe, despertando o espírito colaborativo. Criaremos um ambiente de aprendizagem que promoverá a curiosidade, além do desejo do fazer científico, que começa por meio da observação e da compreensão da realidade”, disse Lomas.

Aprendizagem criativa e lúdica

Uma das ferramentas das aulas de Robótica será a Lego Education. Os professores e a equipe de Coordenação foram certificados após fazerem um curso com o teacher trainee Alexandre Soriano. O docente Thales Rodrigues, que assumiu a disciplina e os projetos de Robótica no Colégio Santa Úrsula, explicou que a proposta ursulina prima pela aprendizagem criativa e lúdica, com o propósito de que haja inovação e compartilhamento de ideias, para que as aulas se tornem verdadeiras oficinas de desenvolvimento deste saber científico.