Prevenção da obesidade infantil é tema de palestra no Colégio Santa Úrsula

Nutricionista do Colégio Santa Úrsula, Luciana Martins falou para pais e mães da Educação Infantil sobre alimentação saudável para o desenvolvimento das crianças.

A nutricionista do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), Luciana Duarte Martins, esteve com pais e mães de alunos da Educação Infantil na última terça-feira (19/03). Ela ministrou a palestra “Políticas públicas na prevenção da obesidade infantil” e falou, também, sobre a importância de envolver as crianças na preparação das refeições. Ela alertou as famílias sobre os índices de obesidade. O número de crianças e adolescentes obesos, entre 5 e 19 anos, cresceu 10 vezes nos últimos 40 anos no mundo. Se isso se mantiver, haverá mais crianças e adolescentes obesos que com desnutrição moderada e grave até 2022, segundo estudo do Imperial College London e da OMS (Organização Mundial da Saúde). O Brasil terá 11,3 milhões de crianças obesas em 2025, segundo estimativa de entidades de saúde. Estes índices levarão a um aumento significativo de doenças como diabetes, pressão arterial elevada e males do fígado.

Parceria Escola-Família

De acordo com a coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Fernanda Beloube, a palestra fez parte da proposta do colégio de auxiliar as famílias nas escolhas certas por uma alimentação saudável para seus filhos. Mariana Pupin tem dois filhos no Colégio Santa Úrsula. Um está na Educação Infantil e o outro, no Berçário. “Preocupo-me muito com a alimentação deles, por isso participei da palestra. Acredito que os pais devem se empenhar e priorizar este assunto, pois pela alimentação cuidamos da saúde de nossas crianças”, salientou. A mãe disse que não quer se sentir um “ET” por não oferecer refrigerante e bolacha recheada a eles. “Explico o valor dos alimentos e como eles influenciam no nosso corpo, na nossa vida”, completou. Tânia Faggioni Bachur tem um filho no Período Integral da Educação Infantil do Colégio Santa Úrsula. “A ajuda da escola e da professora são fundamentais. Elas influenciam muito as crianças. Por isso, o trabalho de Educação Nutricional é importante, pois estimula os alunos a experimentarem e terem uma alimentação variada”, explicou.

Gastronomia para crianças

Luciana Martins explicou que as aulas de Educação Nutricional, no Colégio Santa Úrsula, começam no Infantil I e vão até o 3° Ano do Ensino Fundamental. Nelas há, também, práticas para que os alunos aprendam a preparar alimentos. Os alunos dos 4os e 5os anos terão aulas de Gastronomia na mais nova cozinha do Colégio Santa Úrsula, totalmente equipada com utensílios modernos. “Estas aulas darão sequência ao trabalho de desenvolvimento do paladar das crianças. Ampliaremos os significados da Gastronomia, abordando aspectos culturais que a cercam. É uma área do conhecimento muito ampla, que permite o desenvolvimento de sentidos como a visão, o olfato e o tato”, completou a nutricionista.