O colégio lança hoje a campanha Lacre da Solidariedade

Colégio Santa Úrsula lança hoje, na 12ª Semana de Movimento pela Vida, a campanha Lacre da Solidariedade

A proposta, inicialmente, começou no Ensino Fundamental I, mas se expandiu rápido e ganhou o apoio e o envolvimento de toda a escola

Será lançada, hoje, oficialmente, na 12ª Semana de Movimento pela Vida do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), a campanha Lacre da Solidariedade. A iniciativa nasceu no Ensino Fundamental I, com o aluno Otávio Pimenta Fleury Guedes, do 5° ano B, que trouxe a proposta para a escola.

Ele explicou que a campanha consiste em encher 140 garrafas pets de 2 litros com lacres de latinhas de alumínio para conseguir uma cadeira de rodas. “Queremos ajudar as pessoas que precisam se locomover e, ainda, melhorar o meio ambiente”, ressaltou.

Inicialmente, a ideia surgiu para a realização de um trabalho escolar sobre meio ambiente, mas, com as reflexões sobre o sentido do Serviam, o carisma ursulino, e o que significa ser solidário, a ação cresceu, tornou-se uma campanha e, agora, envolve todo o Colégio Santa Úrsula.

“É uma campanha socioambiental que estimula o protagonismo dos estudantes, para que sejam agentes transformadores da sociedade”, explicou a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I, Emília Carvalho Prado. A campanha será encerrada em outubro, na Semana Santa Úrsula.

Patricia Bispo, coordenadora Educacional do Ensino Fundamental I, ressaltou o quanto é importante esta iniciativa. “Quando nosso aluno age pensando em ajudar outras pessoas, conquistamos a humanização desejada. E isso faz toda a diferença no processo educativo, pois o estudante adquire uma série de habilidades importantes para seu desenvolvimento integral”, completou.

Lacres que viram cadeiras de rodas

Os lacres das latinhas de alumínio são comprados por empresas metalúrgicas, que reaproveitam esse material – neles há uma liga de alumínio com teor de magnésio maior que o da latinha.

Em média, 140 garrafas pets de 2 litros equivalem a 350.000 lacres de alumínio. Em cada garrafa pet cabem, aproximadamente, 2.500 anéis. A facilidade em retirar, transportar e guardar o lacre é um fator que possibilita o engajamento dos alunos na campanha.

Vídeo da campanha: