No Integral Bilíngue, alunos levantam hipóteses em atividades investigativas sobre microrganismos

Com o objetivo de identificar a diversidade e a abundância de microrganismos em diferentes locais da escola, os alunos 7º ano seguiram todas as fases de uma investigação científica até a publicação de um artigo em língua inglesa sobre o assunto

Estimular o estudante a ser curioso e a desenvolver a sua capacidade de analisar e interpretar dados para aplicar e dialogar com o conhecimento em construção. Estes foram os objetivos de um projeto proposto nas aulas de Ciências do Período Integral Bilíngue.

De acordo com o projeto, a ideia dos alunos foi investigar a diversidade e a abundância de microrganismos em diferentes locais da escola.

A hipótese levantada por eles, antes de iniciar a investigação, foi que o banheiro dos meninos teria a maior variedade de todo o colégio.

Os estudantes coletaram, com cotonetes, amostras em diferentes locais. Eles encontraram oito tipos de colônias de fungos e seis de bactérias em sete lugares distintos.

A premissa de que os banheiros seriam os locais com maior variedade de microrganismos não estava correta. Foi na amostra do corrimão que leva para as salas de aula que cresceram mais tipos diferentes.

A conclusão dos alunos foi que isso aconteceu porque o corrimão não é limpo com tanta frequência como os banheiros.

Os resultados foram apresentados para a equipe de limpeza e descritos em inglês em um artigo científico, elaborado pelos próprios alunos, que segue para conhecimento.

Assista ao vídeo: https://youtube.com/shorts/g77V0D1JYWU