“Manhã Lab CSU” teve mais de 20 oficinas, escolhidas pelo interesse e curiosidade de cada aluno

Atividade faz parte da programação da 13ª Semana de Movimento pela Vida “Be the Change – Seja a Mudança”

O Colégio Santa Úrsula realizou, em 11 de junho, para os alunos do Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio, a “Manhã Lab CSU – Criatividade, Tecnologia e Cultura Maker”. O evento faz parte da programação da 13ª Semana de Movimento pela Vida “Be the Change – Seja a Mudança”. Mais de 20 oficinas foram oferecidas, algumas bilíngues, escolhidas, antecipadamente, pelos alunos, de acordo com a curiosidade e interesse deles pelo tema.

A manhã, de acordo com o diretor Pedagógico Rafael Bianchi, teve como objetivos valorizar o espírito criativo, o senso estético, a imaginação e a apropriação de tecnologia, além de promover a Cultura Maker e seus pilares mais importantes, como a cooperação e a sustentabilidade. Muitas oficinas promoveram o conhecimento na área de Artes, como “Leitura Crítica da Obra ‘Mensagem’, de Fernando Pessoa”, Pintura em Tela, Música, Dança, Desenho e Poesia e Teatro.

A Cultura Maker, que se fundamenta no “Faça você mesmo”, foi um sucesso. Além dela, várias oficinas foram oferecidas, como Terrarium, Jogos de Madeira, Memória e Torrinha, Dominó e Jogo da Velha, Garrafa Decorada com Barbante, Arte com Papel, Suporte de Vasos Macramê, Ecobag, Camiseta Customizada e Caneca e Colar Decorados com Biscuit.

Também houve oficinas de Realidade Aumentada, Programação com Phyton, Energia Renováveis, Crafting a Bionic Hand, Volcanos, Erupition and Explosions, Finanças e Investimentos, Desenhos e Ideogramas Chineses, “Concerto” de Texto, Ultimate Freesbee, Função Social das Profissões e Gastronomia. Todas transitaram em várias áreas do conhecimento e promoveram habilidades técnicas, criativas e muita engenhosidade, fazendo das atividades verdadeiros espaços de experimentação e integração entre os alunos.

Ampliação da visão de mundo

O aluno Afonso Augusto Louzada, da 2ª Série do Ensino Médio, escolheu a oficina Energias Renováveis por ser uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos já vistos em sala de aula e trabalhar, na prática, junto com seus colegas, o que foi visto em teoria. Ele destacou a importância destas atividades para “ampliar a visão de mundo”.

Maria Alice Marques, do 4º ano, contou que achou “bem legal” a “Manhã Lab CSU”. Ela fez os próprios jogos de madeiras e se divertiu com os amigos. Enzo Gabriel Belém Nacarato, do 6º ano, disse que gosta bastante de esportes, como futebol e basquete, e achou que poderia saber mais com o Ultimate Frisbee, além de ter ótima oportunidade de fazer novas amizades. Israel Bertolino, do 6º ano, disse que a oficina de Frisbee foi diferente, pois só havia jogado em dupla e na praia. Ele viu que é possível praticar em equipe. O aluno ressaltou que achou “ótimo fazer novos amigos de outras séries”.

Júlia Rodrigues, do 9º ano, se inscreveu na oficina de Construção de Foguetes, pois achou interessante “produzir” o artefato. Ela viu uma oportunidade para melhorar seus conhecimentos sobre Física. Lana Côrte, também do 9º ano, escolheu a oficina por “adorar as áreas de Física e Astronomia”. Para ela, que já participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), foi uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nestas áreas. Ela destacou interessante e “inimaginável” usar material reciclável, como garrafa pet, para construir um foguete.

Assista também o vídeo: https://www.facebook.com/colegiosantaursularp/videos/355393416716818