"Manhã Lab CSU" teve 18 oficinas entre erupção de vulcão, Dragão Chinês e Terrarium

De montagem de Jogos de Madeira e Teatro até investigação criminal, atividades instigaram os estudantes

Atividades artísticas, investigativas e sustentáveis marcaram a 2ª edição da “Manhã Lab CSU – Criatividade, Tecnologia e Cultura Maker”, do Colégio Santa Úrsula, para alunos do Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio. As 18 oficinas integraram e exercitaram habilidades técnicas e cognitivas dos participantes – entre elas, Volcanos, Eruptions and Explosions, Música, Ecobag, Jogos de Madeira, Camiseta Customizada, “Dragões Chineses”, Vaso Decorativos, Suporte de Vaso (Macramê), Caneca e Colar Decorados com Biscuit, Terrarium e Teatro.

Também houve as oficinas “CSI: Investigação Criminal”, Construindo seu 1º Milhão, Clube do Livro, Fotografia e Edição, Oratória, Pintura em Tela e Flag Football. Além das oficinas práticas, estudantes do Fundamental também vivenciaram um momento muito aguardado: a simulação de uma pequena erupção vulcânica. A atividade teve o objetivo de ensiná-los, de forma criativa, sobre a estrutura da estrutura geológica, seu funcionamento e características. A manhã aconteceu em 24 de setembro.

“Nós elaboramos e construímos o vulcão junto com as crianças. Queríamos mostrar as reações químicas envolvidas neste processo e como acontecem pequenas, médias e grandes explosões”, comentou Henara Cristine Fernandes Nakata, professora bilíngue de Ciências.

Criatividade, diversão e investigação

Murilo Affonso, do Fundamental Anos Iniciais, se inscreveu na oficina “Dragões Chineses”. Ele pintou a cabeça e a cauda do “animal” e, depois, com orientação da monitoria, moldou o corpo com papel machê. “Foi a minha primeira vez na Manhã de Criatividade. Foi muito divertido ficar com meus amigos”, disse o estudante.

Para a aluna Vitória Silva, do Ensino Médio, a oficina “CSI: Investigação Criminal” foi “surpreendente e abrangente”. “Normalmente, é uma área que não vemos tanto na escola. É um conhecimento mais presente em filmes e séries. Tudo é muito interessante, as surpresas e os desfechos que acontecem nesses casos, as análises das provas e a ciência envolvida, principalmente para quem gosta e quer estudar esse ramo”, explicou Vitória.