Live apresenta Montessori como filosofia de vida

Sérgio Portela, membro da Organização Montessori do Brasil, falou a pais e professores do Colégio Santa Úrsula

 

Montessori como filosofia de vida foi o tema da live que, no dia 5 de outubro, abriu as atividades do “Mês Santa Úrsula 2021 – Conexões que transformam vidas”, do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP). A coordenadora Pedagógica do Berçário e da Educação Infantil, Fernanda Beloube, mediou o bate-papo com Sérgio Portela, pedagogo, especialista em Educação Montessori e membro da Comissão Científica da OMB (Organização Montessori do Brasil).

 

Portela lembrou que o Método Montessori propõe o desenvolvimento integral da criança, não atuando só no campo do desenvolvimento do conhecimento, mas a partir das experiências de vida proporcionadas por um ambiente previamente preparado pelo adulto, criando as condições para que ela conquiste sua autonomia.

 

O pedagogo destacou que toda criança faz o percurso da evolução da humanidade. “Hoje, temos a Neurociência comprovando o trabalho científico de Montessori. Isso mostra como o método se mantém atualizado”, disse. Segundo ele, na autoeducação, na autoconstrução, cada um tem que vivenciar seu processo de desenvolvimento, de crescimento pessoal, que é o mesmo que a humanidade levou milhões de anos para percorrer.

 

“Montessori estimula que a criança seja protagonista por seu próprio desenvolvimento. A ela será dada a possibilidade de escolher os caminhos que quer percorrer para aprender. A ela pertence o direito de fazer escolhas desde a primeira infância, para que exercite seu querer, para que, quando na adolescência, tenha adquirido as habilidades para analisar o que seja melhor”, falou Portela.

 

Ampliação das experiências cognitivas e emocionais

 

Fernanda Beloube salientou que, no Montessori, o ambiente preparado tem que corresponder à vida real, algo muito importante, e que é um diferencial do método. “Os alunos são expostos a níveis diferentes de conhecimentos, com ampliação das experiências cognitivas e emocionais e, como resultado, se desenvolvem plenamente”, contou.

 

No Método Montessori, os alunos assumem o protagonismo. O limite e a disciplina são dados pelo próprio ambiente, pelos próprios estudantes, não pelo professor. As crianças desenvolvem a liderança e a criatividade, elaboram a aprendizagem em comunidade, trabalham juntas investigando e pesquisando, ajudam-se mutuamente, desenvolvem a empatia, aprendem a lidar com a diversidade, criam estratégias para solucionar os desafios e os problemas apresentados.

 

Montessori: uma educação transformadora

 

A coordenadora do Colégio também abordou o papel da família, que pode adotar uma casa mais inclusiva para as crianças. Os pais não precisam se preocupar em ter materiais montessorianos em casa, mas podem organizar o espaço para que seus filhos sejam mais autônomos e participem do planejamento e da organização das atividades. “Não se pode fazer pela criança o que ela é capaz de fazer sozinha. Ela tem que ser estimulada à responsabilidade, por isso é preciso inseri-la nos processos da família”, destacou Fernanda Beloube.

 

Para a criança se desenvolver, é necessário estabelecer uma rotina. Ela precisa de ordem para se sentir segura. A família deve levar em conta os períodos sensíveis e anseios internos dela. Outra dica é combinar, antecipadamente, o que acontecerá para que a criança não tenha manifestações negativas às orientações do adulto.

 

A Educação Montessori é transformadora. “A criança quer crescer e é preciso confiar neste desejo natural. Todos nós nascemos com o impulso para o crescimento. O adulto precisa confiar neste potencial. Nenhum aluno regride. Ele precisa de um tempo para consolidar a aprendizagem, por isso o respeito ao ritmo de cada um é tão importante”, finalizou Sérgio Portela

Assista a live: https://www.youtube.com/watch?v=7ALIg4Ma8Sc

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