O Colégio Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP), fez a abertura oficial da 16ª Semana de Movimento pela Vida (SMV) no dia 7 de abril, reunindo alunos e educadores de todos os segmentos escolares. O evento, organizado pelo Núcleo Pastoral, pela primeira vez contou com a aspersão - que recorda o Batismo em Cristo, a verdadeira fonte de água viva -, conduzida por Ir. Helenice de Souza, Provincial das Ursulinas no Brasil e Peru, e Ir. Regina Consolação, priora da Comunidade local.
O Diretor Pedagógico, Rafael Bianchi, apresentou o tema “Insieme for the Integral Ecology” aos alunos e ressaltou a importância do pensamento de São Francisco de Assis e Santa Ângela Mérici para aprofundarmos o entendimento e realizarmos uma vivência autêntica sobre o significado da Ecologia Integral.
A mascote Lino também marcou presença e vestiu a camiseta da 16ª SMV, ao lado do animado grupo de cheerleaders do Colégio, formado por estudantes do 6º e 7º ano. Alunos dos grupos de Dança, Música e Teatro do Harmoniarte fizeram várias apresentações artísticas, reforçando o poder da arte como forma de celebração e conexão. Juntos, anunciaram com entusiasmo o início das atividades da 16ª Semana de Movimento pela Vida.
Inspirados por São Francisco de Assis e Santa Ângela Mérici, o movimento convida toda a comunidade educativa a cultivar uma nova mentalidade, fundamentada em respeito, amor e cuidado com o outro e com a nossa Casa Comum. A encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, reforça esse chamado: “As pequenas ações podem transformar o mundo quando realizadas em conjunto”.
Ao longo do mês, o Colégio Santa Úrsula desenvolverá diversos projetos pedagógicos que incentivam a reflexão sobre Ecologia Integral, espiritualidade e Carisma Ursulino.
Campanhas ambientais
Na entrada do Poliesportivo 1, onde aconteceu a abertura da SMV, foram colocados os quadros de São Francisco e Santa Ângela, feitos pelos próprios alunos, para recepcionar as turmas. Também foi feita uma exposição de enxovais de bebê, confeccionados de forma voluntária pela professora aposentada Maria Aparecida, a partir da doação que o Colégio Santa Úrsula fez de uniformes sem condições de uso. As roupinhas produzidas foram doadas em maternidades e creches da cidade.
A ação, que foi um sucesso em 2024, continuará neste ano até o dia 10 de junho. Somada a esta campanha de logística reversa, será realizada, também, uma de arrecadação de tampinhas plásticas de embalagens, como garrafas pet, caixinhas longa vida, entre outras. O que for coletado será doado ao HC Criança, unidade da USP Ribeirão (Universidade de São Paulo, campus local). Essa campanha também será finalizada em 10 de junho.