Informações importantes sobre os últimos acontecimentos na cidade

O nome do Colégio Santa Úrsula tem sido, de maneira equivocada, vinculado aos lamentáveis casos de suicídio ocorridos em um shopping da cidade. Notícias falsas são rapidamente reproduzidas e desviam nossa atenção de problemas reais. No caso citado, nada é mais relevante que as vidas dos jovens que foram interrompidas de maneira brutal, no auge da depressão. Quaisquer outros aspectos são secundários e não contribuem para que o problema seja atacado na base.
               Causa-nos consternação perceber as redes sociais como fonte de boatos e sensacionalismo. Como instituição educacional, sabemos que a construção de valores acontece na dinâmica das relações sociais. Por isso, temos o dever de proteger nossas crianças e jovens da “epidemia digital” de fake news, que destrói a empatia entre os seres humanos e banaliza a tragédia.
               Momentos como este devem nos levar à reflexão dentro da escola e da família. Entre 2015 e 2018, os atendimentos do SUS a jovens com depressão cresceram 115%. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de mortes por suicídio supera o de guerras e homicídios no mundo. São 800 mil vidas interrompidas todos os anos. A organização aponta que o meio mais eficaz de combater este mal é a intervenção conjunta de mídia, governos e sociedade civil.
               Fazemos um apelo a todos por orações direcionadas às famílias destes jovens que partiram. Pedimos, ainda, que sejam nossos aliados na preservação da memória e da honra das religiosas Ursulinas, que tanto fizeram pela educação em nossa cidade. Há mais de um século, as Ursulinas contribuem para a formação de pessoas e o desenvolvimento de Ribeirão Preto. É absurdo que lendas e superstições ganhem destaque em discussões de tamanha seriedade.
               O Colégio Santa Úrsula é solidário aos que sofreram a perda de seus queridos filhos e amigos nestes últimos dias.

“A missão Ursulina no mundo é sustentada no legado de Ângela Merici à luz do Evangelho. Desenvolvemos uma educação de formação integral, atentos às necessidades atuais, a serviço da vida”.

Milagre do Verbo Comunicação e Marketing Digital
Assessoria do Colégio Santa Úrsula