“In Pacto” e “Conta Mais” recebem doações do Colégio Santa Úrsula

Alunos arrecadaram e doaram livros, materiais escolares e brinquedos

Na “Semana Santa Úrsula - Conexões que transformam vidas”, o colégio promoveu uma campanha solidária. Materiais escolares e brinquedos arrecadados foram destinados para a ONG “In Pacto”. Livros foram doados para o projeto “Conta Mais”, do Centro do Voluntariado de Ribeirão Preto, que leva leitura para crianças hospitalizadas.

Participaram da ação alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As campanhas desenvolvidas todos os anos durante a “Semana Santa Úrsula” são resultado do trabalho reflexivo que o colégio promove junto a seus alunos, despertando o senso crítico e de solidariedade, vivendo na prática o carisma ursulino, o SERVIAM.

Além do muro da escola

Vivian Lorenzato, coordenadora Pedagógica do Infantil III, do 1º e do 2º ano, destaca que as ações solidárias vão além dos muros da escola. “Os alunos ajudam muito e envolvem as famílias, os amigos e os vizinhos nas doações. Eles também nos relatam como ficam comovidos sabendo que as campanhas estão fazendo o bem para pessoas mais necessitadas”, conta.

Para a aluna Rebeca Fazio, da 2ª série do Ensino Médio, a Semana Santa Úrsula é um momento de mobilização emocionante e de cuidado com o próximo. “Às vezes, o que para nós pode ser algo simples, para outras pessoas faz uma grande diferença”, comenta.

Fazer o bem

Renata Scarpino, mãe dos alunos Liz e Lucca, é voluntária na Diretoria Social da ONG “In Pacto” (Associação de Assistência Social e Cidadania) de Ribeirão Preto. “Temos como missão atender as pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa doação, entrega e sentimento de partilha são valores que comungo com a minha família. Trabalhar em uma causa como esta nos ensina a dividir e a amar cada vez mais as pessoas”, diz.

Para Soraya Castilho Cunha, coordenadora de projetos voluntários em hospitais pelo Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto, a ação do Colégio Santa Úrsula torna possível alegrar a vida de pacientes em estado de vulnerabilidade. “O projeto existe há 20 anos. Fazemos as capacitações de dois em dois anos para os voluntários. Normalmente, nós atendemos uma média de 420 crianças por mês”, explica.