Ex-alunos retornam ao Colégio Santa Úrsula em 'Manhã de Formação''

Ex-alunos retornam ao Colégio Santa Úrsula em “Manhã de Formação”

Ex-alunos trocaram experiências sobre a vida universitária e relembraram valores importantes e aprendizagens significativas sobre o período que estudaram no Colégio Santa Úrsula de Ribeirão Preto

Um café da manhã especial marcou o reencontro de ex-alunos do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP). A atividade aconteceu na manhã do dia 15 deste mês. A equipe de Pastoral organizou a tradicional e conhecida “Manhã de Formação”, com o objetivo de possibilitar a troca de experiências e fortalecer os vínculos entre os jovens e o colégio.

“Eles estão vivendo um novo momento de suas vidas, mas nossa escola sempre estará de portas abertas. Queremos continuar sendo referência de formação, acolhimento e valores”, contou o padre Anderson Lopes, da equipe de Pastoral do Colégio Santa Úrsula. Participaram estudantes que concluíram o Ensino Médio em 2015, 2016, 2017 e 2018.

Segundo Camila Sarti, que também pertence à Pastoral, a “Manhã de Formação” proporcionou este reencontro, na qual cada um foi convidado a contar como está vivendo o carisma ursulino, o Serviam, em sua realidade. “Queremos que nossos ex-alunos sintam como se estivessem voltando para casa e rememorem tudo de mais significativo que viveram aqui, o que marcou e ainda marca suas vidas”, falou.

Tiago Oliveira, também da equipe da Pastoral e um dos organizadores do evento, fez a abertura, convidou os ex-alunos a refletirem sobre suas vidas e utilizou a metáfora da árvore para falar da importância de se ter uma base sólida.

“Para ser frondosa e dar frutos, a árvore precisa ter raízes firmes e fortes. Em qualquer lugar que você esteja, se suas raízes dão sustentação, você enfrentará os desafios, as turbulências e ainda dará frutos”, comentou Oliveira. Também houve uma sensibilização a partir da música “Coisa de Casa”, da banda Outro Eu.

Amigos para a vida toda

Bruno Gomes Martins Alves cursa Engenharia Elétrica na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos-SP). “Estar de volta ao colégio é uma sensação muito boa. O senso de humanidade que a gente leva é para vida inteira. Outra coisa é que aqui eu aprendi a estudar. Eu cheguei na universidade sabendo estudar e, por isso, não tive dificuldades”, explicou.

Guilherme Romualdo Silva, que faz Biotecnologia na UFSCar, falou que este momento é nostálgico. “Aqui, além do conhecimento científico, ganhamos valores humanos e isso é para sempre. Aqui fiz as melhores amizades da minha vida”, falou.

“Nossos professores sempre acreditaram em nós e nos deram o máximo de atenção para que fizéssemos o nosso melhor também. Sempre acreditaram em nossa capacidade”, contou Guilherme Gomes Arcêncio, aluno de Engenharia da Computação na UFSCar.

Isabbely Aboud Ramos, que cursa Letras na Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara, lembrou que passou sua infância e juventude no Colégio Santa Úrsula. “São muitas memórias, muitas histórias. Meu caráter foi construído aqui. As ‘Manhãs de Formação’ foram, realmente, momentos inesquecíveis”, disse.

Esta foi a segunda edição do encontro. Segundo a organização, a ideia é que os alunos se organizem para continuar se comunicando e trocando experiências durante todo o ano de forma independente.