Estudantes do Colégio Santa Úrsula realizam ações de prevenção ao câncer de mama e participam de palestra

Estudantes fazem ações de prevenção ao câncer de mama em escola e parque público da cidade
Além de palestra com especialista em Mastologia para o Ensino Médio, escola da Zona Sul de Ribeirão Preto ganhou laços rosas e cartazes com frases informativas sobre autocuidado

Os estudantes do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), estão engajados com atividades do "Outubro Rosa" de 2019. Contando com apoio e orientação da Direção, coordenadores, professores e equipes técnicas, eles organizaram uma palestra, nesta terça-feira (08/10), para cerca de 200 colegas do Ensino Médio. Além disso, muitos deles se juntarão a estudantes ursulinos franceses, na cidade entre 21 e 30 deste mês, e que no dia 26 de outubro farão ações no Parque "Luís Carlos Raya" em apoio ao Hospital de Câncer de Ribeirão Preto.

A palestra desta terça-feira, com duração aproximada de uma hora e meia, aconteceu, às 7h30, no auditório da escola, e foi ministrada pelo mastologista Fábio Ponton sobre o câncer de mama, seus sintomas e prevenção.
Além dele, Aline Vieira Rodrigues, diagnosticada com câncer aos 33 anos, contou sua história e deu seu testemunho sobre sua luta para vencer a doença. Aline ainda encontra-se em tratamento, mas seu relato é sobre como a batalha a transformou. Ela passou a ver o mundo de forma diferente, atuando, por exemplo, como voluntária em programas de conscientização. Atualmente, a empresária mantém o blog "13 Razões para Viver" e está nas redes sociais encorajando as mulheres a se cuidar e ter maior consciência sobre a doença.


Doença que mais mata mulheres


O de mama é o câncer que mais mata mulheres no Brasil. Houve 59.700 casos no país em 2018, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), órgão ligado ao Ministério da Saúde. “Colocamos fitas rosas representando o movimento em todas as salas para que professoras, funcionárias, alunas e mães se lembrem da campanha. Também espalhamos cartazes e frases de conscientização e informativas sobre autocuidado para enfatizar a importância das mulheres se prevenirem", afirma Samira Bertoncini Batalha, de 16 anos, da 2ª Série do Ensino Médio, uma das integrantes do Fora da Caixa, grupo de alunos criado para gerir um jornal on-line e criar ações participativas no Colégio Santa Úrsula.


Serviam Day

O Hospital de Câncer de Ribeirão Preto receberá, no dia 26, o apoio de estudantes do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto, e da École de Saint Ursula - Louise de Bettignies, de Paris, no "Serviam Day". A manhã de solidariedade acontecerá no Parque "Luís Carlos Raya", no Jardim Botânico, das 9 horas às 11h30. O evento terá música, dança, esporte e recreação. Os que estiverem no parque poderão fazer doações de qualquer quantia em dinheiro ao hospital. Os que contribuírem receberão, como agradecimento, pão de queijo e croissant, uma referência à gastronomia dos
dois países.

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu contato foi encaminhado com sucesso.