Especialista ressalta a importância da Educação Bilíngue

Selma Moura, mestre em Linguagem e Educação, falou a

pais e professores do Colégio Santa Úrsula de Ribeirão Preto

 

 

 

Selma Moura, especialista em Educação Bilíngue, defende que a aquisição de dois ou mais idiomas ainda na infância é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo. “Muitos pesquisadores chamam esse período de ‘janela de oportunidades’. As crianças se desenvolvem muito mais rápido nesta etapa da vida e fazem isso de maneira lúdica, sem perceber”, explicou.

 

Ela falou com pais e professores do Colégio Santa Úrsula na live “Os benefícios da Educação Bilíngue”, no dia 21 de outubro, em sequência às atividades do “Mês Santa Úrsula – Conexões que transformam vidas”. A mediação foi do coordenador de Educação Internacional da escola, Rafael Bianchi. Ainda segundo ela, crianças e adultos que estudam dois idiomas desenvolvem outras habilidades mais facilmente do que quem aprende apenas uma língua.

 

 “Melhor memória, concentração, foco, velocidade de raciocínio são alguns dos benefícios adquiridos por esta parcela da população. Se, por alguma infelicidade, o adulto bilíngue desenvolver uma doença degenerativa como Alzheimer, por exemplo, existem estudos que apontam que o progresso da doença é retardado, em média, seis anos”, salientou.

 

“A característica mais importante de um ensino de qualidade, seja ele bilíngue ou não, é a formação do corpo docente. Quanto melhor, maior o resultado positivo na aprendizagem de qualquer aluno”, afirmou. Selma Moura também falou sobre a importância da convivência em grupo para o benefício do aprendizado bilíngue. “Estar próximo a pessoas com as mesmas dúvidas, compartilhando as mesmas dificuldades é fundamental”, destacou.

 

 Outro fator importante para o aprendizado é o estudante ter bons estímulos em sala de aula. “Hoje, as escolas oferecem muitos recursos, como o trabalho em grupo, materiais especiais, gincanas, sites educativos, intercâmbios, eventos e muito mais”, completou.

 

Tempo de aprendizado

 

Naturalmente, alguns possuem mais afinidade para determinadas tarefas que outros. Por isso, Selma Moura disse ser importante entender e respeitar o tempo de cada um. “Todo ser humano é único e nasceu com um potencial. O que os educadores e familiares devem fazer é reconhecer os limites de cada pessoa e valorizar áreas que possam ser mais interessantes para o indivíduo, como música, esportes, leitura, oratória, a aquisição de uma segunda língua, entre outras. O estímulo e o apoio contam muito”, disse.

 

No fim da live, a especialista chamou atenção, novamente, para a importância de se dominar outra língua e usou o exemplo do inglês. “Atualmente, ela é a primeira e a segunda língua oficial em 75 países diferentes. Existem mais estudantes de inglês fora dos Estados Unidos que dentro. Mesmo que as pronúncias e os sotaques não sejam os mesmos em todos os países, para quem é fluente é perfeitamente entendível. O domínio dessa língua possibilita viajar para qualquer lugar do planeta, trabalhar em outro país, conhecer pessoas novas e muito mais”, concluiu.

 

Assista a live: https://youtu.be/5lh-B-xMncQ

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu contato foi encaminhado com sucesso.