Ensino Médio do Colégio Santa Úrsula tem "Aulão Multidisciplinar" sobre Brumadinho

Ensino Médio do Colégio Santa Úrsula tem “Aulão Multidisciplinar” sobre Brumadinho

“Aulão Multidisciplinar” aconteceu no Auditório do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), e reuniu alunos do Ensino Médio e vários professores, que apresentaram conteúdos e reflexões importantes sobre a tragédia de Brumadinho

Os alunos do Ensino Médio, do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), tiveram, no dia 13 de fevereiro, um “Aulão Multidisciplinar” cujo tema foi o rompimento da barragem de rejeitos da Mina Córrego do Feijão, da empresa Vale, em Brumadinho (MG). Os professores de Geografia Gustavo Pontes e Eduardo Soares abriram a atividade com o vídeo que mostra o momento exato do rompimento da barragem.

Na sequência, eles fizeram uma comparação com o acidente que ocorreu em Mariana (MG), na Barragem de Fundão, da mineradora Samarco, da qual a Vale também é uma das proprietárias.

Os desastres e seus impactos ambientais e sociais foram apresentados, além das características geológicas que compõem as regiões. Os professores de História, Danilo Jardim e Ederson de Castro; os de Física e Química, Igor Gonzaga e Thiago Mendonça, respectivamente; o de Biologia, Argos Assunção; e o de Filosofia, Gabriel Papa, levantaram importantes conteúdos que envolveram estas duas tragédias.

Conectado com os temas dos vestibulares

Henrique Nobile, que está no 3º Ano do Ensino Médio, disse que os “aulões” despertam o interesse de todos sobre o tema, principalmente, porque reúne vários professores para explicar os conteúdos das disciplinas. Isso agrega muito mais conhecimento e incentiva a entender o que está acontecendo na sociedade. “Esta temática que aborda muitos aspectos do conhecimento é importante e, realmente, mereceu um ‘aulão’. As aulas desses professores já são muito completas. Quando todos se juntam em uma única é um ‘mar de informação’. Eu aprendi muito hoje”, salientou Fernando Vidal, também do 3º Ano.

O coordenador Pedagógico do Colégio Santa Úrsula, Fernando Lomas, ressaltou a importância do entendimento deste tema para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e os vestibulares, mas, principalmente, como uma pauta necessária às discussões sobre cidadania e a construção de um país social e ambientalmente responsável.