Ensino Médio do Colégio Santa Úrsula realiza Campanha de Doação de Sangue

Vários jovens, com seus familiares, compareceram ao Hemocentro de Ribeirão para doarem sangue pela primeira vez

Um grupo de estudantes do Ensino Médio do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), denominado SERVIAM, em referência ao carisma ursulino, realizou a campanha de Doação de Sangue “Cada Gota Conta”. A iniciativa aconteceu no último sábado (29/06). A proposta foi incentivar a doação entre os jovens de 16 anos que nunca doaram sangue, além de seus familiares.
            Vários alunos compareceram ao Posto de Coleta do Hemocentro de Ribeirão Preto no bairro Higienópolis e levaram pais e outros parentes. A estudante Samira Bataglia, do 2º ano do Ensino Médio, doou sangue pela primeira vez e ainda levou seu pai e uma tia. “Ter a oportunidade de ajudar alguém é realmente maravilhoso”, afirmou.
            Ela lembrou que os alunos se sensibilizaram com a campanha, principalmente, porque o inverno, as férias e os feriados prolongados são períodos muito críticos para os bancos de sangue. A doação pode cair de 30% a 70% em relação aos dias normais.
            Nivaldo José Bataglia, pai de Samira, falou sobre o quanto valoriza a iniciativa do Colégio Santa Úrsula e de seus estudantes. “É gratificante saber que seu filho se preocupa em melhorar a sociedade, fazendo a diferença e contribuindo para o bem comum”, comentou.

Experiência transformadora

O estudante Edson Geremias Fernandes dos Santos, do 3º ano do Ensino Médio, também doou sangue pela primeira vez. “A sensação foi de felicidade, pois um pouco de mim ajudará outra pessoa”, disse. Para o aluno Luiz André Fabri, do 2º ano, no Colégio Santa Úrsula há a preocupação com a preparação para o vestibular, mas também como cada um pode ajudar as pessoas a melhorar o mundo. “Não estamos só preocupados com a nossa carreira. Queremos oferecer o melhor de nós para as pessoas. Sentimo-nos bem fazendo o bem. E ainda estamos ajudando a salvar vidas”, salientou.
            Camila Sarti, professora de Religião e membro da equipe da Pastoral do Colégio Santa Úrsula, acompanhou os estudantes no dia da doação. “Nosso papel é de mediação. Nosso trabalho é fazer com que os alunos vivenciem o SERVIAM e tenham aqui no Colégio esta experiência transformadora”, ressaltou.

Doação de Sangue

O Posto de Coleta do Hemocentro de Ribeirão Preto fica na rua Quintino Bocaiúva, 470. Seus telefones são (16) 3610-8929 e 3610-5822. Os horários de atendimento são: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 7 horas às 12h30.
            Outro Posto de Coleta e atendimento é a Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, situada à rua Tenente Catão Roxo, 2.501, nas proximidades do Hospital das Clínicas – Campus. Lá o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7 às 13 horas, e aos sábados e domingos, das 7 horas às 12h30. As doações de sangue podem ser agendadas pelo telefone gratuito 0800-979-6049.

Confira algumas fotos: