Enrico, do Fundamental Anos Iniciais, desponta como promessa no tênis nacional

Gosto pela modalidade surgiu durante a pandemia; pais fisioterapeutas montaram programa preventivo contra lesões para o pequeno atleta ribeirão-pretano

Enrico Machado, aluno do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), tem 11 anos e uma vontade de vencer que impressiona os pais, Mariana e Péricles Machado. De raquete nas mãos, coleciona títulos de etapas locais de torneios estadual e brasileiro, que têm servido como uma espécie de preparação para seu projeto pessoal de vida: ser campeão mundial de tênis, figurar entre os principais nomes a conquistar um – ou mais – Grand Slam - Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open.

Ele, na modalidade desde os 8 anos, já é ranqueado no Estado de São Paulo e no Brasil. Um amigo e paciente da mesma clínica que o acompanha, a Physio Athletic, o viu “batendo bola na parede” e o levou para treinar “a sério”. Os pais viram que havia potencial ali e passaram a investir – enquanto ele treina e faz trabalho de base na modalidade – em qualidade de vida para o pequeno atleta chegar inteiro e mais longe no tênis.

Eles montaram treinos e atividades de prevenção a lesões e para fortalecer a criança que quer ser um nome do alto rendimento esportivo mundial. Se o tênis propriamente dito é feito três vezes na semana, a planilha de ações complementares lista, por exemplo, fisioterapia quatro vezes por semana, além de pilates e treinamento funcional.

“Sabemos que ele é ainda uma criança, com sonhos altos, mas ainda um pré-adolescente. Fazemos ele entender que há sacrifícios a serem feitos em busca da ponta no esporte de alto rendimento. Por exemplo, se ele estender muito os horários das brincadeiras típicas da idade haverá consequências nos treinos do dia seguinte. Sabemos que esta rotina tende a amadurecê-lo mais rápido, mas não queremos que ele queime as etapas do crescimento. E isso inclui não se descuidar das aulas normais no Colégio Santa Úrsula e nem do Inglês”, afirma Mariana Machado.

Há dois anos, Enrico tem uma rotina pouco usual para garotos da sua idade: ao invés de Disney ou praia com os pais e familiares ele faz imersões em centros de treinamentos de tênis referenciais no Brasil. “Todo aquele que sacrifica sua saúde em busca de um propósito nunca chega aos seus objetivos. Fazemos nosso filho entender que para ser o número 1 do mundo como quer haverá muitas escolhas e renúncias. Ele, por índole, é emocionalmente preparado para isso. Sua rotina sempre foi saudável, com alimentação regrada e valorização do sono”, explica a mãe.

“O meu pai gosta de tênis e eu pensei que poderia também. Fiz aulas e amei. Agora não quero parar. Gosto do esporte porque ele me ajuda no dia a dia. Como uso muito braço e joelho, acaba que ele me ajuda fisicamente, porque o que mais se faz é correr atrás da bolinha. Minha rotina não é um problema, porque gosto de tudo o que eu faço, do pilates à fisioterapia. No Colégio, o tênis me ajuda na concentração e no foco para as aulas”, afirma Enrico. Ele treina no CFT (Centro de Formação de Tenistas) em Ribeirão Preto.

E os títulos vão chegando

Enrico Machado, apesar da pouca idade, vem colecionando vitórias e títulos. Justamente por ser tão novo, ele vai disputando etapas nestes certames e mudando de ranking à medida em que pontua. Ganhou o Paulista Kids aos 8 anos, e aos 9 anos foi campeão da Copa Futuro Kids. Foi campeão e vice-campeão duas vezes do Torneio Aberto Infantojuvenil 12MP. Foi campeão na categoria 12B do Torneio Icekiss. E, aos 11 anos, foi vice-campeão da Copa Futuro Kids. O CFT promoveu o Torneio “Outubro Rosa”. Enrico fez dupla com David Ramos, também de Ribeirão Preto. Eles ficaram com a 3ª colocação.