(16) 3211-2828 Fale Conosco

Educação Infantil do Colégio Santa Úrsula faz curso sobre Montessori de ''Linguagem e Aprendizagem''

Educação Infantil do Colégio Santa Úrsula faz curso sobre Montessori de “Linguagem e Aprendizagem”

Professoras da Educação Infantil do Colégio Santa Úrsula participaram de curso de especialização com Sérgio Murilo Portela, do Centro de Estudos Montessori “Menino Jesus”, de Florianópolis (SC)

 

            As professoras da Educação Infantil do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), que trabalham com crianças de 0 a 3 anos, participaram, nos dias 1º e 2 de junho, de um curso sobre Montessori com o tema “Linguagem e Aprendizagem”. A atividade, ministrada por Sérgio Murilo Portela, do Centro de Estudos Montessori “Menino Jesus”, de Florianópolis (SC), faz parte de uma programação completa de especialização na área que começou, anteriormente, com módulo “Vida Prática”.

            O pedagogo falou da importância da linguagem, que começa nos primeiros anos de vida e passa a ser a base que sustentará o desenvolvimento de outros processos posteriores, como a leitura e a escrita. De acordo com Portela, o período de 0 a 5 anos é de grande plasticidade cerebral. A criança aprende a linguagem estando imersa em um ambiente que, portanto, deve ser rico e estruturado, com condições ideais para que ela possa explorá-lo para ir conquistando sua autonomia, as habilidades e as competências da sua faixa etária.

            “A criança deve ser cuidada como um indivíduo único, com toda segurança, para que possa estabelecer os vínculos afetivos, principalmente, por meio do estímulo da linguagem oral. Os profissionais, responsáveis pelo cuidado diário, devem conversar, apresentar e explicar o mundo para ela”, afirmou Portela.

 

Segurança, afetividade e estímulo ao desenvolvimento

            A coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Fernanda Beloube, falou sobre o investimento contínuo na formação dos profissionais do Colégio Santa Úrsula, que recebem preparação técnica e todo o embasamento teórico do Método Montessori. “Todas as nossas ações, ambiente e planejamento pedagógico são cuidadosamente preparados para que nossas crianças sejam atendidas e se desenvolvam plenamente. Estabelecemos uma relação de confiança e transparência com as famílias. Proporcionamos segurança, afetividade e muito estímulo ao desenvolvimento, garantindo sempre o bem-estar das nossas crianças”, concluiu.

            Adriana Ramos Machado, do Berçário III, disse que se sente encantada com o método. “Como professora montessoriana meu encantamento cresce ainda mais, através de estudos científicos e da observação em sala de aula. Nosso foco é o respeito ao desenvolvimento infantil”, contou.

            Júlia Akemi, também professora da Educação Infantil, falou que estes encontros são extremamente ricos para a apropriação do fazer pedagógico. “Com estes cursos conquistamos maior desenvolvimento pessoal e profissional. Temos a oportunidade de nos tornar pessoas melhores, capazes de tocar a criança e transformar o mundo”, salientou.

            A professora Sônia Carvalho disse que a atividade “foi riquíssima”. “Adquirimos novos conhecimentos e trocamos experiências. O educador tem que sempre buscar novos conhecimentos, principalmente, sobre as fases do desenvolvimento da criança”, comentou.


Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu contato foi encaminhado com sucesso.