Direito à saúde foi tema de estudo, no Ensino Fundamental II, durante a 12ª Semana de Movimento pela Vida

Na 12ª Semana de Movimento pela Vida do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), alunos dos 6os e 7os anos, do Ensino Fundamental II, apresentaram trabalhos sobre poluição sonora e Libras e sobre o direito de todos à saúde e à inclusão social

Estudantes dos 6os anos realizaram uma pesquisa sobre poluição sonora no ambiente doméstico e escolar. Eles chegaram à conclusão de que na escola, nos momentos que antecedem o intervalo e no estacionamento, o nível de decibéis é alto e se enquadra em poluição sonora.
.
Eles propuseram uma série de sugestões para melhorar a qualidade sonora da escola. Isabela Consenza, professora de Música, que coordenou os trabalhos, lembrou que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) propõe o desenvolvimento de competências e habilidades que permitem que os alunos, além de produzirem conhecimento, pensem e atuem para solucioná-los.
.
A aluna Sophie Zambon Fernandes falou que este trabalho conscientizou todos alunos da sala. “A pesquisa mostrou os riscos à saúde de todos. Podemos melhorar nossa qualidade de vida, simplesmente, respeitando o silêncio”, concluiu.
.
“Libras – A Língua Brasileira de Sinais”, trabalho apresentado pelos 7os anos, também coordenado pela professora Isabela Consenza, permitiu que os alunos, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre essa linguagem, adquirissem noções de como a língua é estruturada.
.
“A BNCC, em suas competências gerais, trata da Empatia e Cooperação como um objetivo importante de ser conquistado. Queremos que nossos estudantes percebam o outro e se coloquem no lugar dele”, complementou Isabela. A música “O Leãozinho”, de Caetano Veloso, foi “cantada” em libras pelos alunos.
.
A estudante Maria Júlia Colantonio Minikowski afirmou que o trabalho a transportou para o mundo dos surdos e que, agora, se sente muito mais segura para se comunicar com eles.