Crise no Afeganistão é tema de

Professores de História, Filosofia, Sociologia e Geografia apresentaram uma visão geopolítica multidisciplinar e contemporânea do país e da região


O mundo parou para assistir a atual crise no Afeganistão, deflagrada com a retirada das tropas americanas da região e, em sequência, a retomada do poder pelo grupo armado e extremista Talibã. O presidente, Ashraf Ghani, fugiu diante da nova situação, e o Estado Islâmico-K reestabeleceu o terrorismo no país após 20 anos. Este foi o assunto do “Aulão de Atualidades”, do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), em 29 de outubro, para alunos do Ensino Médio e do Pré-Vestibular SantaMED.

Os professores Danilo Jardim, de História, Gabriel Papa, de Filosofia e Sociologia, e Eduardo Costa, de Geografia, apresentaram uma visão geopolítica multidisciplinar e contemporânea do país e da região, o Oriente Médio. Foram debatidos os acontecimentos históricos que envolvem a atual crise no Afeganistão, os impactos dessa última crise na ordem mundial, formas de combater o terrorismo e como entender a cultura islâmica, desassociando-a dos movimentos radicais.


Visão ampliada


A aluna Olívia Betini de Castro, da 2ª Série do Ensino Médio, ressaltou a importância de tratar de um assunto tão atual, salientando que os professores são inspiração para ela. “Tivemos ampla visão e amplo conhecimento sobre aquela realidade de guerra. Sabemos quais são as consequências do terrorismo. Esperamos que o povo do Afeganistão consiga encontrar caminhos para superar este governo autoritário”, contou Olívia.
O estudante João Vitor Furlan, que cursa a 1ª Série, disse que conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o Afeganistão e apostou que, muito provavelmente, este será assunto nos próximos vestibulares. “Ter três professores apresentando este tema foi incrível. Cada um em sua área contribuiu para termos uma visão adequada sobre o assunto. Acredito que o terrorismo precisa ser combatido com educação, para que não haja radicalismo”, explicou.
 

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu contato foi encaminhado com sucesso.