Conselheiras Gerais visitam o Colégio Santa Úrsula

As Conselheiras Gerais destacaram a importância do projeto de formação humana, social e espiritual que acontece no Colégio, que se fundamenta no compromisso com o SERVIAM, o Carisma Ursulino

O Colégio Santa Úrsula recebeu, no final de abril, a visita de três Conselheiras Gerais, representantes da Rede Internacional das Ursulinas - Ir. Ágatha, da Indonésia; Ir. Claudine, do Senegal; e Ir. Neusimar, do Brasil. Elas atuam com os objetivos de fortalecer a comunhão do Instituto das Ursulinas e ampliar o conhecimento sobre as diversas realidades nas quais as obras estão inseridas no Brasil e no mundo. Também trabalham para o crescimento da unidade vocacional, da presença educativa e da fidelidade ao Carisma Ursulino, o SERVIAM.

Durante a visita, as Conselheiras Gerais destacaram a importância do projeto educacional que acontece no Colégio Santa Úrsula, que visa uma formação integral das nossas crianças e jovens. Um grupo de alunos, escolhido pela Coordenação de Educação Internacional, conduziu a visita por todos os setores da escola. Elas tiveram vários momentos com estudantes e professores da instituição.

O Núcleo Pastoral teve um encontro especial com as Conselheiras para a exposição do projeto que realiza na escola. A apresentação teve como título “Conexões que Transformam”. A equipe pontuou quais são as ações principais que visam à promoção da formação humana, social e espiritual de toda a comunidade educativa.

Ações integrativas e transformadoras

A Pastoral explicou que, por meio de reuniões semanais e com o apoio da Equipe de Comunicação do Colégio, o grupo constrói seu planejamento para manter sempre vivo o Carisma Ursulino. O núcleo conta, hoje, com 18 representantes de vários setores. Eles são responsáveis por preparar atividades como a Missa de Acolhida da Semana Pedagógica, as missas semanais para os alunos, a Adoração ao Santíssimo, que é, também, aberta às famílias de nossos estudantes, a Benção Especial aos alunos com aspersão, entre outras.

Outro importante projeto exposto pela Pastoral foi a SMV (Semana de Movimento pela Vida), cuja criação é inspirada na Campanha da Fraternidade, proposta, anualmente, pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A SMV tem como missão engajar a família ursulina - professores, alunos, pais, ex-alunos e colaboradores em geral - em ações que despertem a reflexão crítica e proporcionem experiências significativas por meio da realização de eventos e atividades pedagógicas integrativas e transformadoras, que celebrem e defendam a vida em toda sua plenitude.

A equipe explicou que sempre após a Páscoa, a Pastoral faz o lançamento da campanha da SMV no Colégio. Em 2023, o tema escolhido foi “Caring is Good - Cuidar faz Bem”. Após uma semana de intensas atividades, os trabalhos se estenderão, ainda, por todo o ano letivo. O encerramento acontecerá na Semana Santa Úrsula, finalizando-se com o SERVIAM DAY.

Os professores de Educação Religiosa também apresentaram os objetivos de seus trabalhos junto aos alunos. Eles têm as finalidades de proporcionar a reflexão e o desenvolvimento de valores éticos, morais e cristãos para possibilitar a compreensão sobre o papel de todos no mundo e de ressignificar a vida a partir das relações humanas. Também agem para o despertar de uma espiritualidade ecológica, que faça priorizar o cuidado com a nossa “Casa Comum”, o planeta Terra.

A campanha de divulgação interna da Política de Salvaguarda e Código de Conduta assumida pela Pastoral também foi apresentada às conselheiras. O documento, que nasceu de um pedido da União Romana da Ordem das Ursulinas, alinhado à proposta do Papa Francisco, formaliza o compromisso de toda a comunidade educativa em proteger os Direitos Humanos e Sociais.

As Conselheiras Gerais destacaram a presença viva e atuante da Pastoral na escola como um todo e que, positivamente, essa não representa apenas ações isoladas, mas se integra, claramente, a um grande projeto de valor e compromisso com o SERVIAM. Elas ressaltaram a força da Pedagogia de Santa  Ângela em nossa comunidade como um guia que oferece as respostas para as necessidades da educação na atualidade.