Colégio Santa Úrsula tem a maior premiação de Ribeirão em olimpíadas do conhecimento

Cerca de 200 medalhas foram entregues aos alunos. Os eventos olímpicos acontecem anualmente com o objetivo de fomentar o interesse dos estudantes pelo universo da ciência

Em 2022, o Colégio Santa Úrsula conquistou a maior premiação em olimpíadas do conhecimento de sua história e da cidade de Ribeirão Preto (SP). A escola ultrapassou seu recorde, com 193 medalhas entregues este ano. A participação dos alunos possibilita uma competição saudável, que visa estimular a criatividade e o desempenho acadêmico.

Os estudantes foram premiados na ONC (Olimpíada Nacional de Ciências), Canguru de Matemática, Olimpíada de Química SP, Olimpíada de Matemática do Poliedro, OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), ONEE (Olimpíada Nacional de Eficiência Energética), ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil) e Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil. Há também 14 alunos do colégio na terceira fase da Olimpíada Brasileira de Física, com premiação adiada para o dia 23 de fevereiro de 2023.

“Com esses resultados, fica evidente a força pedagógica do Colégio Santa Úrsula. Há investimentos permanentes em estímulo e preparação dos estudantes para estes eventos”, explica o diretor Pedagógico, Rafael Bianchi.

Para o coordenador do Ensino Médio, Fernando Lomas, “as olimpíadas são importantes não só pela aplicação das provas em si, mas, também, por proporcionarem uma expansão do conhecimento acadêmico, trazendo mais facilidade aos alunos para a compreensão dos conteúdos das aulas regulares”.

Da olimpíada para a universidade

Lomas lembrou que, a partir de 2018, algumas universidades passaram a aceitar as Olimpíadas do Conhecimento como forma de ingresso em seus cursos, substituindo o vestibular tradicional. “Alguns de nossos alunos já conquistaram ‘vagas olímpicas’. Estas são uma forma de ampliar o acesso às instituições de ensino superior”, salientou.

Medalhistas de Astronomia, Matemática, Biologia, História e da Mostra Brasileira de Foguetes, entre outras, podem pleitear vagas em universidades de São Paulo e Minas Gerais, estados que passaram a adotar essa modalidade de ingresso para receber estudantes premiados.

A OBMEP passou a ser a porta de entrada em três das setes melhores instituições públicas de ensino no país: USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista). Em 2022, o Colégio Santa Úrsula teve oito conquistas importantes nesta olimpíada - quatro medalhistas de Bronze e quatro Menções Honrosas.

Na ONEE houve 30 alunos premiados - 10 ganharam Medalha de Ouro, nove de Prata e um de Bronze. O aluno Lucas Baio Neves, do 9° ano, ganhou um notebook por seu desempenho na competição. “Foi uma grande surpresa. Eu só me inscrevi por causa do incentivo dos meus professores e colegas. Aprendi que o ‘não’ já temos, o importante é conquistar o “sim’’, disse.

Impulso de confiança

Na 25ª edição da OBA, o Colégio Santa Úrsula teve 33 alunos premiados. Os participantes do Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio de 2022 receberam medalhas e certificados. A cerimônia de entrega aconteceu, no auditório da instituição de ensino, em outubro. Ao todo, foram 10 medalhas de Bronze, 13 de Prata e 10 de Ouro.

João Pedro Sintoni, aluno da 3ª Série do Ensino Médio, atingiu a pontuação máxima da competição, conquistando nota 10. “Desde o 6° ano, interesso-me por Astronomia e participo desta olimpíada. Tive o apoio dos professores do Colégio e estou muito feliz por concluir o Ensino Médio com esse resultado. É um impulso de confiança para o ensino superior”, afirmou o estudante.

Com o objetivo de promover e divulgar o ensino astronômico, o torneio é realizado, anualmente, pela SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) em parceria com a AEB (Agência Espacial Brasileira). Mais de 12 mil escolas brasileiras se inscreveram na OBA, totalizando 1.181.517 milhão de estudantes.