Colégio Santa Úrsula tem 58 alunos premiados na Olimpíada Brasileira Canguru de Matemática

Competição anual atinge cerca de 6 milhões de participantes de 80 países

O Colégio Santa Úrsula premiou e certificou 58 alunos que participaram da Olimpíada Brasileira Canguru de Matemática de 2022. Ao todo, foram cinco medalhas de Ouro entregues, 11 de Prata, 18 de Bronze e 24 diplomas de Honra ao Mérito.

Segundo o coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Fernando Lomas, o resultado foi consequência de aulas preparatórias e plantões durante todo o ano letivo, além do apoio e do incentivo dos professores que, frequentemente, procuram estimular as turmas a participarem de atividades de cunho científico.

“O objetivo do Colégio é incentivar o interesse e o engajamento dos alunos pelas olimpíadas. De 2018 para cá, tivemos um grande aumento de estudantes premiados. Isso comprova o quanto vale a pena incentivá-los a testar e acreditar em seus conhecimentos adquiridos”, afirmou Lomas.

A Olimpíada Canguru de Matemática é uma competição anual destinada a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até da 3ª série do Ensino Médio. Com mais de 6 milhões de participantes, em cerca de 80 países, o Concurso é administrado, globalmente, pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF).

Estudos, reconhecimento e homenagem

Durante a cerimônia de premiação, em 25 de agosto, tanto os alunos como os professores foram homenageados pelo empenho e comprometimento ao cumprir, efetivamente, a proposta pedagógica.

A estudante Helena Vianna Martins, do 8º ano do Fundamental, atingiu a pontuação máxima da prova, conquistando nota 120. Como homenagem, ela recebeu do professor de Matemática Avançada, Rodrigo André Rosa Barbosa, e da orientadora Educacional, Rosana Lobato, o prêmio “Sou Fera em Matemática”.

Matriculada no Colégio desde o Berçário, ela conta que “a sensação de ter ‘gabaritado’ a prova é indescritível”. “Antes de fazê-la, eu dei uma conferida nas de anos anteriores e refiz algumas questões. Na hora, tive dúvida em duas perguntas, mas consegui ir pela lógica e acertar. O Colégio tem uma equipe de ótimos profissionais e isso ajudou muito”, comentou a estudante Helena Martins.