Colégio Santa Úrsula partilha sua experiência de ensino remoto na Língua Inglesa

Coordenador de Educação Internacional da escola, Rafael Bianchi, participou de live organizada pelo São Paulo Open Centre, um dos maiores centros independentes autorizados Cambridge English no Brasil

O coordenador de Educação Internacional do Colégio Santa Úrsula e diretor da Hopeland English Academy, Rafael Bianchi, participou de uma live, no dia 14 de agosto, cuja proposta foi o compartilhamento de experiências de instituições nacionais e internacionais e discussões de temas emergentes no contexto da Língua Inglesa no ensino remoto e híbrido.

A atividade foi organizada pelo São Paulo Open Centre – um centro de desenvolvimento profissional de educadores e de exames internacionais de Língua Inglesa Cambridge Assessment English no Brasil. O evento contou, ainda, com as educadoras Pâmela Dickens, de Manaus (AM), e Cybelle Moura, de Brasília (DF).

Para a diretora Executiva do São Paulo Open Centre, Fátima Trindade, que mediou o encontro, há muitas experiências bem-sucedidas nos modelos online ou híbridos que estão em curso e com situações de acertos interessantes para as práticas educacionais. “Estes cases precisam ser compartilhados para inspirar ainda mais educadores”, ressaltou.

Bianchi lembrou que o Colégio Santa Úrsula foi o primeiro em Ribeirão Preto (SP) a se tornar uma escola internacional Cambridge Assessment International Education e que o Ensino Bilíngue no colégio valoriza a vivência da língua e o protagonismo do estudante na construção do conhecimento.

“Durante todo este período de pandemia que ainda vivemos, procuramos não perder o foco neste nosso diferencial. Por isso, estamos tendo uma resposta positiva das famílias sobre o ensino remoto”, afirmou Bianchi.

Suporte, diálogo e presença virtual constantes

Na live, o coordenador de Educação Internacional do Colégio Santa Úrsula apresentou os principais dados de uma pesquisa feita com as famílias sobre o ensino remoto oferecido durante o período de isolamento social.

“Tivemos um feedback muito positivo. Alguns procedimentos que fizemos, que reforçaram esta presença virtual constante, foram muito bem avaliados pelas famílias. Por exemplo, mantivemos os plantões de dúvidas e ainda disponibilizamos um número de WhatsApp para que os alunos Hopeland se sentissem mais próximos, tivessem o suporte necessário e uma abertura para o diálogo com seus professores. Isso permitiu que tivessem uma conexão ainda maior e mais rápida”, explicou.

Outro item destacado como positivo que apareceu na pesquisa foi o fato dos alunos terem tido acesso a vários recursos e ferramentas tecnológicas, disponíveis na plataforma Google For Education, justamente com a finalidade de enriquecer as aulas. “Este foi um item que as famílias consideraram importante. Tanto que muitos pais expressaram que já consideram, positivamente, o ensino híbrido”, ressaltou o coordenador.

Em casa, mas juntos como escola

Rafael Bianchi destacou que, neste período de pandemia, o professor continuou tendo um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem.

“O professor esteve o tempo todo na linha de frente do ensino remoto. Não se acomodou, foi atrás e fez acontecer. Temos muito orgulho e confiança em nosso Corpo Docente. Uma ideia que comungamos no Colégio Santa Úrsula é que o que mais importa é a saúde mental de nossos alunos. Por isso trabalhamos para que se sintam felizes e acolhidos e que, mesmo com eles em casa, estamos sempre todos juntos como escola”, afirmou.

A live pode ser vista no seguinte endereço: