Colégio Santa Úrsula ofereceu, em 2022, Itinerário Formativo de Voluntariado para Ensino Médio

Projeto levou o ensino da língua inglesa para crianças do CEI “Maria de Nazaré”

O Itinerário Formativo de Voluntariado aconteceu por meio de uma parceria do Colégio Santa Úrsula com o CEI (Centro Educacional Infantil) “Maria de Nazaré”, no bairro Adelino Simioni, na Zona Norte de Ribeirão Preto (SP). Os alunos do Ensino Médio vivenciaram a experiência de voluntariado, durante o segundo semestre de 2022, com o oferecimento de workshops semanais de língua inglesa para as crianças da Educação Infantil do centro educacional.

O projeto foi criado a partir das reflexões que surgiram com a programação da 13ª Semana de Movimento pela Vida – “Be the Change – Seja a Mudança”, de 2022, que permitiu a criação de um Itinerário Formativo focado na formação do jovem a partir da experiência do voluntariado. Ele foi desenvolvido em parceria com a Hopeland English Academy, que preparou os alunos voluntários para o desenvolvimento de workshops com  atividades pedagógicas para a apresentação do inglês para as crianças.

De acordo com Rafael Bianchi, diretor Pedagógico do Colégio Santa Úrsula, realizar o trabalho voluntário contribui para fortalecer os ensinamentos do carisma ursulino, o SERVIAM. “Esse projeto uniu o ‘Servir’, um dos pilares de formação de nossa escola, com a necessidade de encontrar uma solução para uma demanda social, a democratização do acesso à língua inglesa”, ressaltou o diretor.

“Tivemos um retorno incrível sobre os workshops semanais de língua inglesa, tanto dos alunos do CEI e de suas famílias como dos nossos próprios estudantes. Por isso, essa iniciativa será renovada para o próximo ano letivo”, salientou Bianchi.

Experiência enriquecedora

No primeiro dia do Itinerário Formativo, os voluntários, que estavam muito ansiosos e emocionados, apresentaram algumas palavras, músicas e imagens em inglês para as turmas da Educação Infantil reconhecerem e se familiarizarem com a cultura americana.
“Logo de início, fomos muito bem recepcionados pelos professores e alunos. Eles demonstraram interesse e ficaram muito felizes com nossa presença. Aceitaram o projeto de ensino do inglês, mostraram muita curiosidade em aprender e participaram ativamente das atividades”, contou Emanuela Bonfiglioli Pires, estudante da 2ª série do Ensino Médio.

Para Arthur dos Reis Delapieri Pinto, também 2ª série, o que mais surpreendeu foi a afetuosidade das crianças do CEI “Maria de Nazaré”. “Colocamos músicas, brincamos. Houve desenho e muitos abraços. Perguntamos sobre o que elas queriam saber”, comentou.
Para a professora de inglês Deborah Dubbelt, que acompanhou os alunos na preparação das aulas e no desenvolvimento do projeto, essa foi uma experiência enriquecedora para todos. “Os estudantes do Colégio Santa Úrsula participaram, ativamente, da idealização de cada workshop dado no CEI”, explicou.

“O compartilhamento de conteúdos na língua inglesa possibilitou que nossos estudantes tivessem a experiência do exercício de ensinar, entendessem a importância de ser voluntário e, portanto, vivenciassem o significado do SERVIAM. Eles compreenderam o quanto o ‘Servir’ é urgente e necessário. Essa imersão em uma realidade completamente diferente possibilitou, sem dúvida, uma expansão de consciência e foi fundamental para a formação de nossos jovens”, completou a professora Deborah Dubbelt.