Colégio Santa Úrsula lança sua 13ª Semana de Movimento pela Vida com o tema “Be The Change”

Em 2022, devido às comemorações dos 110 anos da escola, haverá uma programação pedagógica especial durante todo o ano letivo

O Colégio Santa Úrsula lançou, no mês de maio, a sua 13ª Semana de Movimento pela Vida, com o tema “Be the Change - Seja a Mudança”, que tem como inspiração a Campanha da Fraternidade 2022: “Fala com Sabedoria, Ensina com Amor”. Neste ano, especialmente, as atividades pedagógicas desta grande campanha de valorização da vida acontecerão durante todo o ano letivo, devido às comemorações dos 110 anos da escola.

Há diversos projetos pedagógicos acontecendo em cada segmento escolar, além de entrevistas com ex-alunos e colaboradores, ação de voluntariado, campanhas sociais, palestras, Manhã de Criatividade, concursos de Mascote e de Redação, SERVIAM DAY, gincanas e atividades esportivas.

Em várias disciplinas, os professores propõem atividades com o objetivo de aprofundar as reflexões sobre os valores humanos e cristãos, como empatia, respeito ao próximo, tolerância, gentileza, amizade, justiça, entre outros. Também ocorrem ações sobre a essência do Carisma Ursulino, o SERVIAM, a partir da Pedagogia de Santa Ângela e da própria história do Colégio Santa Úrsula.

Essência do Carisma Ursulino

A escolha do tema é um convite à reflexão sobre o que cada um pode fazer para melhorar a vida em sociedade. A proposta é que os alunos reflitam sobre a importância da valorização da Cultura do Encontro, que permite promover a empatia e ajuda a ressignificar a vida a partir das relações humanas. Este movimento também quer contribuir para o despertar de uma espiritualidade ecológica, que faça priorizar o cuidado com a nossa “Casa Comum, o planeta Terra.

“A Pedagogia de Santa Ângela é para nós inspiração, justamente, por nos guiar neste processo de transformação pessoal e social. Por isso, neste ano jubilar, que é tão especial, aprofundaremos o tema e vivenciaremos o SERVIAM, a essência do Carisma Ursulino”, lembrou o diretor Pedagógico, Rafael Bianchi.

Camiseta: símbolo da campanha

A camiseta da 13ª Semana de Movimento pela Vida é o símbolo da campanha. Além de usá-la como uniforme, ela poderá ser utilizada, também, no SERVIAM DAY e na Missa de Santa Úrsula, que acontecerá em outubro. Ela traz na estampa como destaque um avião verde, que representa o Colégio Santa Úrsula, que toma uma nova direção em relação a outros aviões, representados em branco.

Isso mostra que nossa comunidade educativa procura por novos voos, “novas aprendizagens” que façam a diferença e promovam a transformação, de fato, para melhorar a vida das pessoas.