Colégio Santa Úrsula faz "aulão" online com dicas de Redação para o Enem

Evento organizado pelo Akademus, parceiro do colégio, reuniu 15 professores, das regiões Norte e Nordeste do Estado de São Paulo, para apresentar os temas “favoritos” para a Redação do Enem

Os alunos do Ensino Médio e do Curso Pré-Vestibular SantaMED, do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), tiveram a oportunidade, nesta semana, de fazer revisão, tirar dúvidas e, principalmente, ampliar o repertório para a Redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontecerá neste domingo (17/01). Eles participaram de um “aulão” online, chamado “Enem – Expectativas, possíveis temas e repertórios Socioculturais”, no último dia 14, das 14 às 17h30.

A atividade contou com uma equipe multidisciplinar formada por 15 docentes espalhados por cidades das regiões Norte e Nordeste do Estado de São Paulo. O coordenador de Linguagem e Redação da escola e diretor do Curso Akademus, Thiago Laranja, lembrou a importância da Redação na composição da nota final do candidato – é a única que vale, sozinha, 1.000 pontos.

Segundo Laranja, para o aluno ter bom desempenho ele precisa, sobretudo, demonstrar ter várias competências e habilidades, entre elas, o domínio da Língua Portuguesa. Ele deverá interpretar dados, fatos e opiniões a partir da construção de argumentos para a defesa de uma tese ou ponto de vista. O conteúdo deve se fundamentar em conhecimentos amplos sobre as Ciências Humanas, como História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Artes e Literatura.

“O candidato deve, principalmente, mostrar que é bem informado e que está  por dentro dos assuntos mais debatidos e cruciais da atualidade, especialmente, os que tratam do respeito aos Direitos Humanos”, salientou.

O coordenador do Ensino Médio e do Curso Pré-Vestibular SantaMED, Fernando Lomas, lembrou que  o Enem é uma prova extensa, muito cansativa e que, por isso, o candidato deve cuidar da saúde, dormir bem, se hidratar e se alimenta corretamente nas vésperas da prova. Ele afirmou que o estudante precisa estar descansado para ter foco e determinação para realizar uma das provas mais concorridas do Brasil.