Clube de Xadrez oferece diversão e desenvolve pensamento lógico e estratégico

Alunos mais experientes são monitores; jogo também contribui para a memória e a concentração

O Clube de Xadrez do Colégio Santa Úrsula acontece toda quarta-feira para as turmas do 6º, 7º e 8º ano do Fundamental Anos Finais. “O jogo oferece diversão, mas, também, pode levar os alunos a descobrirem aptidões, principalmente, nas áreas da lógica, do pensamento tático e matemático. O clube tem despertado interesse de nossos estudantes. Muitos se dispuseram a ser monitores para ensinar os que ainda não sabem jogar”, explicou o professor André Barbosa.

O coordenador do Fundamental Anos Finais, Bruno Vieira, ressaltou que o xadrez “é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento da memória e da concentração, propicia a socialização e a integração entre os praticantes e incentiva o respeito a regras".

Paixão pelo xadrez

“Eu adorei saber que haveria um Clube de Xadrez no Colégio. Como eu já jogo com meus pais, me dispus a ser monitora. Acredito que este jogo possa ajudar bastante no desenvolvimento do pensamento lógico e matemático”, disse Luiza, aluna do 8° ano.

Para Vitor, da 1ª série do Ensino Médio, também um dos monitores, a paixão e o carinho pelo xadrez vieram de seu avô, que antes de falecer o presenteou com um livro que explica sobre como o jogo instiga a estratégia e a lógica. Para ele, os alunos que praticam podem, ao mesmo tempo, se divertir e trabalhar a mente, e, ainda, ajudar os mais introvertidos.