Clube de Leitura incentiva a partilha de experiências literárias

Alunos mergulharam nas páginas de grandes best sellers da literatura estrangeira

A última edição do Clube do Livro, do primeiro semestre de 2023, para os alunos do 6º e 7º ano e para os do 8º, 9º ano e Ensino Médio, foi um verdadeiro sucesso. Os alunos do  6º e  7º ano  analisaram as obras: "Enola Holmes: O caso do marquês desaparecido", de Nancy Springer,  e "O Jardim Secreto", de Linda Chapman. Os estudantes do  8º, 9º ano e Ensino Médio leram o sucesso editorial "O sol é para todos", de Harper Lee.

Durante as atividades do clube, eles tiveram a oportunidade de mergulhar nas páginas de best sellers da literatura estrangeira, e, ainda, compartilharam e analisaram as experiências dos personagens dessas obras incríveis.Veja  um resumo do que foi discutido e dos livros que foram destaques desta vez:

"Enola Holmes" de Nancy Springer:
Nancy Springer nos presenteou com uma versão empolgante do universo de Sherlock Holmes ao apresentar a intrépida e inteligente Enola Holmes, irmã mais nova do famoso detetive. Durante a reunião, mergulhamos nas reviravoltas e mistérios que envolveram Enola em sua busca pela mãe desaparecida. Discutimos a forma como a autora explorou a personalidade forte e destemida da personagem principal, além de abordar as questões de gênero e os desafios enfrentados pelas mulheres na época vitoriana. Foi uma leitura envolvente e repleta de suspense!

"O Jardim Secreto" de Linda Chapman:
Em seguida, adentramos no encantador mundo de "O Jardim Secreto". Linda Chapman nos levou a acompanhar a jornada de Mary Lennox em uma mansão sombria e cheia de segredos. Durante a discussão, refletimos sobre a evolução da personagem e como sua interação com o jardim mágico trouxe mudanças significativas em sua vida. Conversamos sobre os temas de amizade, superação pessoal e a importância da conexão com a natureza. Foi uma leitura emocionante para nós!

"O sol é para todos", de Harper Lee:
Este livro se mantém como um dos romances mais adorados em todo o mundo.
Ele narra três anos da vida dos jovens Jem e Scout Fincher em uma terra de profundo preconceito racial. A história é pontuada pelo caso de um homem negro injustamente acusado pelo estupro de uma garota branca.
Retrato fiel do terreno sulista norte-americano no início dos anos 1930,
foi eleito pelo americano Librarian Journal o melhor romance do século XX. Além disso, uma recente pesquisa com bibliotecários ingleses colocou a obra no primeiro lugar da lista dos livros mais importantes de todos os tempos.

A aluna Maria Fernada, do 7° ano,  que leu Enola Holmes, já era fã dos livros de Sherlock Holmes, ela havia assistido ao filme e achou o livro muito divertido. Ela destacou que ficou entusiasmada com a possibilidade de compartilhar com os colegas as impressões que teve sobre essa história. O aluno Pietro, do 6° ano, expressou a mesma empolgação pelo livro, ele achou muito interessante debater com outras pessoas e aprofundar o entendimento sobre as histórias dos personagens. Ele acredita que isso fez com que seu gosto pela leitura aumentasse.

O Clube de Leitura agradece a todos os participantes por compartilharem suas opiniões, ideias e reflexões. "É sempre gratificante discutir livros que nos transportam para outros mundos e nos fazem refletir sobre questões importantes", comentou a bibliotecária Fernanda Castro. Ela convida a todos a ficarem atentos para o próximo encontro, que certamente trará mais histórias fascinantes.