“Biblioteca da Meia Noite” é a obra de estreia do Clube de Leitura

O projeto será realizado mensalmente e abre espaço para o diálogo literário entre os alunos

A obra literária “Biblioteca da Meia Noite”, escrita por Matt Haig, foi selecionada para a estreia do Clube de Leitura do Colégio Santa Úrsula, para ser abordada e discutida durante o mês de setembro. A proposta vai contar com a presença de alunos do 8º ano do Fundamental até da 3ª Série do Ensino Médio, que se interessarem pela temática, e acontecerá sob a mediação dos professores de literatura com apoio da Biblioteca. O encontro será realizado presencialmente, na última terça-feira do mês (27/09).

As reuniões do Clube de Leitura acontecerão mensalmente e os títulos escolhidos são sugestões dos próprios estudantes. “Nossos alunos se interessam pelo universo dos livros e querem entrar em contato com obras contemporâneas da literatura brasileira e internacional. São eles que indicam os livros, a escolha é baseada nos títulos que despertam o desejo de diálogo e aprofundamento da temática”, explicou Bruno Vieira, da equipe de coordenação Pedagógica.

“Criamos esse espaço para fomentar o debate literário, o objetivo é sempre despertar o prazer pela leitura”, explicou Fernando Lomas, coordenador do Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Ele ressaltou a importância da parceira com a editech Árvore, uma das principais empresas de tecnologia educacional do Brasil. As soluções propostas oferecem acesso a milhares de obras literárias, conteúdos de atualidades feitos para o público infantojuvenil, apoio pedagógico, sequências didáticas e projetos de leitura. São cerca de 30 mil livros de mais de 600 editoras.

Amor e admiração pela leitura

Para a leitora Beatriz Gomes, da 2ª Série do Ensino Médio, o que mais cativou em “Biblioteca da Meia Noite” foi o final surpreendente do romance. "Quando terminei de ler, fiquei extasiada. Depois que você encerra o livro, é uma sensação muito boa no peito. A história é envolvente, te prende e flui muito. É uma obra muito reflexiva, você passa a ter uma visão diferente da vida no geral. Poder conversar sobre ela no Clube de Leitura vai ser uma experiência incrível", comentou a estudante do Colégio.

Já para Maria Clara Canhoto, também da 2ª Série do Ensino Médio, a identificação pela personalidade e sentimentos da protagonista, foi o principal fator por manter seu interesse pelo livro. "Me identifiquei muito com a personagem, sua ansiedade e seus pensamentos. Ela vivia em uma constante busca pela perfeição. Já vivi isso em alguns momentos da minha vida, hoje vejo que são nossas imperfeições que nos tornam perfeitos. O Clube de Leitura acertou em cheio ao escolher este livro para iniciar o projeto", explicou.

Letizia Scuracchio, aluna da 1ª Série do Ensino Médio, contou que a leitura é um refúgio em sua vida. “A leitura me faz muito bem, principalmente em dias de estresse. Gosto de ler antes de dormir, é um verdadeiro refúgio. Consegui ler ‘Biblioteca da Meia Noite’ em dois dias, me prendeu muito. O Clube de Leitura vai abrir com o pé direito”, afirmou a estudante.