Alunos do Fundamental Anos Finais e Ensino Médio ganharam medalhas na ONC e OBF

Estudantes do Colégio Santa Úrsula receberam treze medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências, cinco na Olimpíada Brasileira de Física e três Menções Honrosas; em 2022, foram mais de 200 premiações em Olimpíadas do Conhecimento

O Colégio Santa Úrsula realizou, no dia 18 de maio, a cerimônia de entrega das medalhas da ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) e da OBF (Olimpíada Brasileira de Física). Foram conquistadas 13 medalhas e 27 menções honrosas na ONC. Na OBF, ganhamos cinco medalhas e três menções honrosas. No ano passado, chegamos a mais de 200 premiações em Olimpíadas do Conhecimento, um recorde em Ribeirão Preto.

“Temos muito orgulho deste ‘Time Olímpico’, formado por professores e estudantes dedicados, que valorizam o conhecimento, que se auto-desafiam e se lançam nas competições científicas com muito empenho e amor aos estudos. Agradecemos, também, o apoio das famílias”, disse o coordenador do 9º ano e Ensino Médio, Fernando Lomas.

Ele explicou que este número expressivo de estudantes finalistas e premiados em diversas olimpíadas é o reflexo de aulas preparatórias e plantões realizados durante todo o ano letivo. Além disso, há o apoio e o incentivo dos professores que, frequentemente, procuram estimular as turmas a participarem de atividades das competições científicas.

Vagas universitárias olímpicas

Várias universidades públicas brasileiras disponibilizaram, nos últimos anos, vagas em diversos cursos superiores para medalhistas de olimpíadas científicas. Eles não precisam fazer vestibular ou Enem. Com a apresentação de certificados e medalhas é possível conquistar uma vaga. Cada instituição de ensino tem uma regulamentação específica para o ingresso desses candidatos.

Há uma tendência e abertura no meio acadêmico para este novo modelo de ingresso. Nossa ex-aluna Júlia Carniel, que concluiu o Ensino Médio em 2022, foi medalhista de Ouro da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática). Ela recebeu um convite da FGV (Fundação Getúlio Vargas), por meio do CDMC (Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências), para concorrer a uma bolsa de estudo e moradia. Ela optou por cursar Análise de Desenvolvimento de Sistemas na Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo).

“A Olimpíada é sempre uma forma diferenciada para treinarmos nossas habilidades em uma disciplina específica e, ainda, testarmos nossos conhecimentos para saber em qual nível estamos”, explicou Júlia Carniel.

Lomas explicou que faz parte do Projeto Educacional do Colégio Santa Úrsula estimular a participação dos alunos em olimpíadas que acontecem, durante todo o ano letivo, em diversas áreas do conhecimento.

“A cada ano temos mais estudantes interessados em participar desses grandes eventos. Nosso número de medalhistas também só aumenta. Isso mostra que estamos no caminho certo”, concluiu o coordenador.

O diretor Pedagógico, Rafael Bianchi, parabenizou os medalhistas pelo empenho, coragem e iniciativa de se auto-desafiarem. “Preparamos nossos alunos para se destacarem e conquistarem as melhores oportunidades de aprendizagens durante toda a sua trajetória escolar. E, na etapa do Ensino Médio, queremos que eles conquistem seus objetivos rumo ao Ensino Superior”, ressaltou.