Alunos arrecadam 11 toneladas de alimentos para Fraterno Auxílio Cristão, Pastoral de Rua e Apae

Encerramento da ação terá a presença de estudantes de Dallas (EUA) e campanhas sobre doação de órgãos e segurança no trânsito

Os alunos do Colégio Santa Úrsula se mobilizaram, nos meses de setembro e outubro, e arrecadaram 11 toneladas de alimentos não-perecíveis para entidades filantrópicas da cidade que passam por necessidades financeiras e materiais. As escolhidas para receber as doações foram Apae (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais), Fraterno Auxílio Cristão e Pastoral de Rua “Padre Pio”, da Paróquia Santa Ângela. A arrecadação será finalizada amanhã (08/10), no SERVIAM DAY, evento gratuito, educativo e solidário promovido pela escola e na qual estarão presentes representantes das entidades.

O engajamento dos estudantes foi tanto que eles próprios criaram um grupo de “embaixadores” para divulgar a iniciativa, arregimentar novos “braços” e “bocas” para a campanha e conquistar mais doações. Enquanto alguns passaram de sala em sala, em todos os segmentos da escola, falando da ação, outros visitaram condomínios, verticais e horizontais, nos arredores do Colégio e na região onde moram. Os síndicos destes locais receberam ofícios assinados pelos estudantes solicitando a participação dos moradores na campanha.

A instituição de ensino já havia, em agosto, realizado uma Gincana Solidária envolvendo os 8º e 9º anos e o Ensino Médio. Em uma das provas, as turmas se mobilizaram e arrecadaram 1,5 tonelada de alimentos para ajudar os pacientes do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto – Fundação SOBECCan. Foram beneficiadas, com cestas básicas, 22 famílias.

SERVIAM DAY

Na finalização da campanha, as famílias que ainda não doaram e quiserem fazê-lo poderão levar os alimentos não-perecíveis no Colégio durante a 2ª edição do SERVIAM DAY. O evento acontecerá, amanhã, das 8 às 11 horas. Haverá atividades recreativas, esportivas, culturais e beneficentes no campo de futebol, estacionamento das portarias azul e amarela, poliesportivos 1 e 2 e até na Alameda João Paulo II, que estará fechada ao trânsito de veículos automotores. O evento é destinado a alunos e seus amigos da rua ou do condomínio, pais, professores, colaboradores em geral, ex-alunos e entidades parceiras.

O SERVIAM DAY receberá, também, as campanhas “Setembro Verde”, sobre doação de órgãos e outros tecidos, desenvolvida pela Escola de Enfermagem da USP (Universidade de São Paulo), e “Siga Consciente”, de educação para o trânsito feita pela Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S/A). Também participarão das atividades um grupo de 15 alunas e quatro professoras da Ursuline Academy of Dallas, dos Estados Unidos, escola-irmã do Colégio Santa Úrsula de Ribeirão Preto, e que estão em intercâmbio aqui.

Motivos para celebrar

As atividades incluídas na programação do evento são basquete, vôlei, futebol, yoga, capoeira, malabarismo, brincadeiras clássicas, como ‘batata quente’, ‘pato-ganso’ e peteca, estações de dobraduras e de storytelling (forma de contar histórias utilizando enredo e narrativa envolventes e, até, recursos audiovisuais) e Scavenger Hunt (Caça ao Tesouro). A Alameda João Paulo II estará fechada nos dois sentidos de direção – ligação com as avenidas Professor João Fiúsa e José Adolfo Bianco Molina – o no acesso perpendicular existente com a rua Adolfo Serra, para que os alunos e suas famílias possam passear de bicicleta.

Segundo o diretor Pedagógico da escola, Rafael Bianchi, o evento também celebrará uma data importante, o aniversário do Colégio Santa Úrsula. “Essa data é histórica para nós. Estamos comemorando 110 anos de compromisso com a excelência educacional em Ribeirão Preto. E o SERVIAM DAY sintetiza exatamente isso: nosso carisma, o servir ao próximo, neste caso, por meio das doações, e a energia alegre e festiva reavivada em cada ação de integração de nossos alunos e suas famílias”, afirma Bianchi.