12ª Semana de Movimento pela Vida

MAIS QUE UM SOMOS TODOS – MORE THAN ONE WE ARE ALL

12ª Semana de Movimento pela Vida

PROGRAMAÇÃO

A "Semana de Movimento pela Vida" (SMV) é um evento criado em 2008. Desde sua criação, a SMV foi crescendo e ganhando dimensões maiores, envolvendo cada vez mais os alunos, famílias, funcionários e o entorno da escola. A celebração e a defesa da vida em toda sua plenitude são a marca principal do evento, por isso está constantemente adequando-se diante das necessidades da sociedade e da Igreja, contemplando a vivência dos temas da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Campanha da Fraternidade (CF) na realidade escolar. Durante a semana, são promovidas várias atividades de conscientização, como palestras, músicas, atividades diferenciadas em sala de aula, teatros e ações concretas com a comunidade educativa, a fim de vivenciar intensamente o tema escolhido no evento.

JUSTIFICATIVA

Em 2019, a 12ª SMV terá como tema a frase: “Mais que um, somos todos”, de acordo com a Campanha da Fraternidade (CF) que tem como tema: Fraternidade e Políticas Públicas e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27) que quer estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum que são sinais de fraternidade. Por isso, a 12ª SMV convida a refletir, meditar e agir por meio de práticas a serem implementadas pelos gestores públicos, promovendo o bem comum na perspectiva dos mais pobres da sociedade.

A 12ª SMV será expressão da vivência da CF 2019, trabalhando para que as estruturas, as normas e a organização da sociedade estejam a serviço de todos, mostrando-se como comunidade dos que praticam o bem e testemunham valores cristãos.

OBJETIVOS

Aprofundar a compreensão da solidariedade e da fraternidade como cultura, especialmente nas políticas públicas.

- Proporcionar práticas motivadas pelos valores humanos e religiosos.
- Expressar o carisma ursulino nas atitudes solidárias.
- Promover a participação da comunidade educativa em espaços de elaboração e execução de políticas públicas.

TEMA E LEMA CF 2019

TEMA: SERVIÇO; "Fraternidade e Políticas Públicas"

LEMA: "Será libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27)