Diretora do Colégio Santa Úrsula assume como provincial das Ursulinas do Brasil e Peru

Ir. Helenice de Souza geriu por 15 anos uma das maiores escolas particulares do interior paulista; Rafael Bianchi, coordenador de Educação Internacion

Ir. Helenice de Souza deixa, neste mês de janeiro, a Direção Pedagógica do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), e assume como provincial das Irmãs Ursulinas do Brasil e Peru. A nomeação veio de Roma, na Itália, onde está a Casa Geral da ordem religiosa. Pela primeira vez na história da escola na cidade, que completa 110 anos em 2022, ela será gerida por um homem, um leigo – o então coordenador de Educação Internacional do Colégio, Rafael Bianchi, é o novo diretor Pedagógico. José Luís Cruz assume como diretor Administrativo e Financeiro.

Entre os diversos destaques do legado da diretora está o visionário processo de inovação tecnológica, iniciado há anos, o que possibilitou que a escola encarasse o desafio das aulas remotas, essenciais na pandemia de Covid-19, com segurança e tranquilidade. A já uma referência no uso das soluções Google for Education, ampliando a cada ano seu projeto tecnológico integrado às práticas pedagógicas.

“Nosso projeto de educação – aliado à excelência do Corpo Docente, à parceria com as famílias e ao empenho dos alunos – levou o Colégio aos objetivos pretendidos ao longo destes 15 anos. Respondemos às necessidades atuais e o fizemos com responsabilidade e investimentos contínuos para estarmos sempre à frente, entregando o que há de melhor para nossos alunos”, afirma Ir. Helenice de Souza.

O Colégio Santa Úrsula também deu passos amplos para o desenvolvimento e a consolidação de seu Programa de Educação Internacional, criando o Período Integral Bilíngue e tendo carga horária ampliada de inglês no ensino regular. Foi, ainda, a primeira escola de Ribeirão Preto a se tornar uma Cambridge International School. Estas ações foram lideradas e tiveram participação decisiva do professor Rafael Bianchi.

Uma das principais características da gestão da Ir. Helenice de Souza foi o alto investimento tanto em capacitação de todo o Corpo Docente e dos demais colaboradores como em infraestrutura física. Exemplos disso são os prédios do Berçário, do Restaurante e a expansão do Complexo Poliesportivo. O Colégio se tornou ainda uma referência internacional em Educação Montessori. “Tudo isso é reconhecido pela comunidade educativa. O Santa Úrsula é um símbolo de tradição e inovação. Isso mantém a escola em crescimento constante, ao longo de toda sua história”, destaca Bianchi.

Continuidade na missão

“Recebo a Direção do Colégio Santa Úrsula como uma missão, um chamado. Minha alegria é do tamanho da responsabilidade de suceder uma gestão de sucesso. A famílias que sempre estiveram conosco podem ter certeza de que o projeto semeado pela irmã Helenice, um legado de valores, ainda dará muitos e bons frutos. Nossa equipe pedagógica está pronta para assumir comigo este novo desafio. Continuaremos exemplo e referência de excelência em educação. Provas disso são o Integral Bilíngue, a Educação Montessori e nosso projeto tecnológico”, completa Bianchi.

“Fui muito feliz no Colégio Santa Úrsula nestes 15 anos. Construí, junto com as famílias, os professores, os colaboradores, uma escola de muito valor e sou grata demais por isso. O que me deixa segura, tranquila e realizada é que passarei esta missão aqui em Ribeirão Preto para uma pessoa muito competente. Sinto-me orgulhosa disso, porque tenho plena certeza de que Rafael Bianchi a cumprirá com igual dedicação. Continuarei trabalhando pelo Colégio e orientando o Rafael em sua trajetória. Rezem por mim. Eu sempre rezarei por vocês”, ressalta Ir. Helenice de Souza.

Irmãs Ursulinas

O Colégio Santa Úrsula de Ribeirão Preto faz parte da UROSU (União Romana da Ordem Santa Úrsula), instituição internacional fundada em 1535 por Santa Ângela Mérici, em Brescia, na Itália. As Irmãs Ursulinas estão presentes em quase 40 países e pautam seus ensinamentos pelo carisma SERVIAM (Servir), cujo objetivo é oferecer uma formação humana e cristã, orientando alunos e professores a viverem a serviço do bem, da justiça e da paz para o pleno exercício da cidadania, além de prepará-los para atuar com protagonismo e mindset empreendedor em um mundo cada vez mais tecnológico e sem fronteiras.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=T97AoDWNhqY