Colégio Santa Úrsula é a primeira “Escola de Referência Google for Education” de Ribeirão Preto e região

Investimentos contínuos em tecnologia, preparação e engajamento do Corpo Docente garantiram inovação e uso frequente das ferramentas Google em sala de

O Colégio Santa Úrsula anunciou, na última quinta-feira (28/07), para sua comunidade educativa, a conquista da Certificação de Primeira Escola de Referência Google for Education de Ribeirão Preto e região. Há, no Brasil, apenas 114 certificadas. Rafael Bianchi, diretor Pedagógico, explicou que este é um selo oferecido pelo próprio Google a instituições pelo reconhecimento e o aprimoramento do ensino e da aprendizagem realizadas por meio do uso de ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela plataforma.

“O Google oferece uma ampla gama de recursos, que são importantes para que educadores, constantemente, sejam atualizados e possam desenvolver projetos inovadores e impactantes que preparem os estudantes para os desafios dos tempos atuais”, ressaltou Bianchi.

Sempre com espírito vanguardista, a escola disponibilizou Chromebooks a seus professores e instalou roteadores de última geração em toda a sua unidade escolar. Assim, tem avançado, continuamente, em seu projeto tecnológico e se tornado referência no uso da plataforma, com aplicação de metodologias inovadoras que favorecem o aprendizado.

Avanço tecnológico

O avanço e a consolidação do projeto digital também se deram com a atuação do Núcleo de Tecnologia e Inovação, criado pelo diretor Pedagógico com representantes de todos os setores do Colégio. Conseguiu-se que a escola atingisse mais de 30% do Corpo Docente com Certificação Google N1 e/ou N2, com quatro Google Trainer certificados. Há formação digital continuada para alunos e professores. Com isso, o uso das ferramentas tecnológicas está inserido na rotina dos processos de ensino-aprendizagem e na organização escolar como um todo.

De acordo com Fernando Lomas, coordenador Pedagógico, o uso da plataforma Google for Education facilitou a comunicação entre os integrantes da comunidade educativa. “As aulas contam com ferramentas digitais que trazem mais motivação e despertam o interesse e o envolvimento dos estudantes, impactando, também, no desempenho escolar. O objetivo é que, por meio do Letramento Digital, os alunos naveguem na internet de forma responsável e passem a consumir, criar e comunicar informação e conteúdos de forma crítica, significativa, reflexiva e ética”, explicou Lomas.