Colégio Santa Úrsula conquista 3º lugar em Meeting Escolar de Judô

Alunos ganharam medalhas em diversas categorias, além de troféu de atleta invicto e do ippon (golpe perfeito) mais rápido de cada categoria

O Meeting Escolar de Judô aconteceu no final do mês de setembro. Ele foi criado por professores da Associação Ensõ que trabalham em várias escolas e creches de Ribeirão Preto. O Colégio Santa Úrsula, neste ano, conquistou o 3º lugar.  Os alunos ganharam medalhas em diversas categorias, além de troféu de atleta invicto e do ippon (golpe perfeito) mais rápido de cada categoria.
Os professores Sato e Aline acompanharam os judocas durante todo o torneio.
O meeting é uma competição na qual o judoca participa de eventos competitivos, mas, com foco, principalmente, no pedagógico, no desenvolvimento pessoal de cada competidor.
Os participantes, em várias etapas, somam pontos (derrota, empate e vitória) no ranking individual e para a escola. Todos os judocas são premiados. Os três primeiros recebem uma medalha especial. Ainda há premiação para o atleta invicto e para o ippon (ponto) mais rápido.
Judô: um esporte completo
O professor Sato destacou a importância deste esporte para o crescimento pessoal dos alunos. “O judô propicia desenvolvimentos físico e intelectual, trabalha a paciência, o autocontrole, a sociabilidade e o respeito ao próximo. É um esporte completo que traz para o judoca mais força, agilidade, velocidade, resistência, equilíbrio, flexibilidade, melhora a noção espacial e a expressão corporal”, explicou.
O aluno Otávio, do 5º ano, conquistou o 1º lugar no Meeting, além do troféu de invicto e de ippon mais rápido do torneio. “Hoje, estou na faixa laranja, mas quero ser faixa preta. O judô me relaxa, melhora meu dia. Sempre tento ganhar, mas só de competir, eu me sinto feliz. O judô é disciplina, coragem e superação”, ressaltou.

A estudante Melina, do 5º ano, destacou que o Meeting Escolar foi a sua primeira competição. “Eu conquistei minha primeira medalha. Foi uma luta difícil, mas o judô nos ensina muito. A gente aprende a perder e a se superar”, disse. Ela conquistou o 3º lugar na categoria Sub 13 leve.

O aluno Inácio, do 9º ano, conquistou o 1º lugar e fez o ippon mais rápido na categoria Sub 15. “Eu faço judô desde dos 4 anos. Ele me ajuda a esfriar a cabeça, a pensar antes de reagir. Sempre estou tentando melhorar. Atualmente, estou na faixa roxa”, contou.
Para o judoca Pietro, do 6º ano, que ficou com o 2º lugar, o judô é um esporte completo. “Ele significa dedicação, superação, disciplina e coragem”, falou.