“Caring is Good” é o tema da 14ª Semana de Movimento pela Vida

Lançamento oficial aconteceu no Poliesportivo para toda a comunidade educativa

O Colégio Santa Úrsula realizou, no dia 24 de abril, o lançamento oficial da 14ª Semana de Movimento pela Vida “Caring is Good - Cuidar faz Bem”. Na programação especial, cada série confeccionou um símbolo em forma de prato para ofertar durante a abertura da campanha como sinal de compromisso neste ano. Os alunos também cantaram e dançaram a música tema escolhida - “Somos”, do grupo Melim.
O tema escolhido para este ano visa aprofundar as reflexões sobre a Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é "Fraternidade e Fome". A imagem símbolo traz uma lupa na parte da frente e evidencia palavras como empatia, amor, fé, esperança, solidariedade e SERVIR.

Essas e outras palavras estão em um círculo, que representa um prato. Elas representam a força necessária para a transformação da realidade atual, para que, juntos, possamos construir uma sociedade mais humana e justa.
Com esta proposta, queremos lembrar que há, também, outras fomes urgentes em nossa sociedade que precisam ser saciadas. Além da fome material, há a de beleza, a de dar sentido à vida, a de dar significado a nossa existência, entre outras. A saciedade passa pela construção do cuidado.

Por isso, o lema escolhido - “Cuidar de Mim, Cuidar do Outro, Cuidar de Todos” - expressa o nosso desejo maior de que todos tenham uma nova atitude diante da vida, de mais amor, de mais valorização e, principalmente, de mais cuidado.
Durante toda a semana, por meio de apresentações teatrais, entrevistas, contação de histórias, palestras, workshops, cinecultura, fórum de discussão, rodas de conversas e exposições, os alunos vivenciaram atividades pedagógicas que propuseram uma verdadeira imersão sobre este tema. O objetivo foi levá-los a refletir sobre a importância de cuidar de si mesmo, do outro e da nossa Casa Comum.

Amor e cuidado

A 14ª SMV propõe, ainda, atividades interdisciplinares acerca da importância de assuntos como meio ambiente, fome, desperdício, empatia, além de narrativas sobre solidariedade e amor ao próximo.
A aluna Emy, do Fundamental Anos Iniciais, disse que, para ela, a SMV está sendo uma forma de expressar o carinho, o amor que tem pela escola e pelo mundo. “Estou amando a semana. A abertura foi lindíssima!”, disse. Para Heitor, também do Fundamental Anos Iniciais, “na Semana de Movimento pela Vida há muita expressão de paz, carinho e amor pelas pessoas e pelo próximo em todos os lugares”.

O estudante Afonso, do Ensino Médio, lembrou que a campanha “Caring is Good - Cuidar faz Bem” traz, para ele, o que é indispensável para a saúde de nossa sociedade: cuidar de si, cuidar do outro e cuidar do mundo. Dessa forma, a SMV dá enfoque à luta contra a fome, pela preservação do meio ambiente e tantas outras que, tem certeza, são essenciais para um mundo melhor. “É no cuidar que encontramos o ato mais humano, o mais belo que podemos praticar”, disse.

Veja mais fotos e assista ao vídeo do Início da 14° SMV: https://www.colegiosantaursula.com.br/caring-is-good