Atividades complementares do Fundamental I

Vamos fazer um bolo? – 2º ano
Vamos fazer um bolo? – 2º ano

O estudo do livro “Vamos fazer um bolo” levou os alunos do 2º ano a uma viagem ao redor do mundo para descobrir de onde vem os ingredientes de um bolo. Por meio de belas ilustrações e de um texto alegre a criançada descobriu como é feita a manteiga, de onde vem o trigo, o açúcar e muito mais.

Sustentabilidade - 3º ano

A atividade prática, proposta a partir da leitura do paradidático “Fadas, pizzas e saladas”, foi a releitura da história por meio da criação de personagens com material reutilizável. “Os alunos do 3º ano transformaram a aula de português numa verdadeira oficina de criatividade”, contou a professora Sandra Guindalini.

Mais sustentabilidade – 4º ano

Os alunos do 4º ano também mostraram seu talento para dar vida aos materiais reutilizáveis, desta vez na aula de Educação Cósmica. Eles finalizaram o estudo sobre a Antártida fazendo lindos pinguins com latinhas de molho.

Conhecimento em erupção – 4º ano

O estudo sobre as camadas internas da Terra ficou muito mais interessante quando os alunos do 4º ano literalmente colocaram a “mão na massa”. Com argila, sal de frutas, suco de uva e uma pitada de imaginação, as crianças criaram vulcões para entender o mecanismo da erupção. “Professora, isso é mágica?”, foi a pergunta que os alunos fizeram ao fim da experiência, contou a professora Marinalva Malheiro.

Aprender brincando – 4º ano

Uma tradicional brincadeira de criança foi usada para encerrar o conteúdo sobre o ar no 4º ano. Numa era de tablets e Ipods, a simplicidade de um cata-vento fez a alegria dos alunos e ainda foi ferramenta de aprendizado na Aula de Educação Cósmica.

Pés no mundo – 4ºs e 5ºs anos

“Viajamos pelo mundo inteiro sem sair da escola.” Foi o que os alunos disseram depois do trabalho realizado com o 4º e o 5º ano. A atividade com o planisfério foi uma forma prática e prazerosa de aprender sobre oceanos, continentes e linhas imaginárias.