O colégio

O Colégio Santa Úrsula faz parte da UROSU (União Romana da Ordem Santa Úrsula), instituição internacional fundada em 1535 por Ângela Mérici, em Brescia na Itália.

Hoje, mantido pelas Irmãs Ursulinas, está presente em 38 países e pauta seus ensinamentos no lema SERVIR, orientando seus alunos a viverem a serviço do bem, da justiça e da paz.

Um século de sucesso em Ribeirão

Em 2012, o Colégio Santa Úrsula completa 100 anos de fundação em Ribeirão Preto. A história da instituição nasceu do desejo de D. Alberto José Gonçalves, então bispo diocesano, em ter um colégio católico na cidade. Para atender à diocese, as irmãs ursulinas, já reconhecidas pela tradição educacional internacionalmente, foram convidadas a visitar Ribeirão Preto. No dia 14 de fevereiro de 1912, nascia o Colégio Progresso, num pequeno chalé na rua São Sebastião. A escola passou a se chamar Santa Úrsula só dois anos mais tarde, com a inauguração do famoso prédio da rua São José.

O projeto das irmãs ursulinas tornou-se referência em educação e pioneirismo em Ribeirão Preto e, na década de 90, o imponente prédio da São José já não era capaz de abrigar um número tão grande de alunos. Em 1996, o novo campus do Colégio Santa Úrsula puxaria o desenvolvimento de Ribeirão Preto em direção à Zona Sul.

A escola moderna, onde natureza e tecnologia celebram um casamento perfeito, abriga hoje mais de 1900 alunos – de bebês, de apenas três meses, a adolescentes na última série do ensino médio.

O nome Progresso, dado ao Santa Úrsula em sua fundação, profetizou as conquistas da instituição ao longo de sua vida centenária!

Nossa fundadora - Santa Ângela Merici

Nosso brasão
 SERVIAM - "Servirei"

Este emblema
 é usado por todos os alunos ursulinos do mundo. Ele tem sete estrelas que representam a constelação da Ursa Menor, lembrando-nos de que Santa Úrsula é nossa padroeira celestial.

Antigos viajantes usavam a constelação da Ursa Menor para encontrar a Estrela do Norte, que indicava em qual direção eles deveriam viajar. Assim como nós, seguindo os ensinamentos que recebemos, encontraremos nosso caminho até Deus ao final de nossa jornada pela vida.

As estrelas
 nos inspiram a elevar nossos ideais e sermos fiéis a tudo que damos valor e apreciamos.

A cruz
 mostra que nossa escola é cristã e que estamos prontos a seguir Jesus, que nos ensina a sermos corajosos, aceitar o sofrimento e até mesmo a morte, a fim de sermos fiéis a nossos valores e ideais. A coragem é característica especial dos alunos ursulinos.

A palavra SERVIAM
 significa que servimos porque queremos ser como Jesus, que disse: "Sou um servo entre vocês". Serviremos porque reconhecemos cada pessoa como filho de Deus. O espírito do serviço é mais um traço marcante nos alunos ursulinos.

Nosso emblema
 é verde e prateado. A cor verde representa a virtude da esperança que nos ajuda a ter coragem em momentos de dificuldades e entusiasmo com o futuro. A cor prateada nos incita a sermos verdadeiros e sinceros em tudo que fazemos.

Os alunos do Santa Úrsula são fiéis aos ideais que o emblema da instituição representa.

"Não vim para ser servido, mas para servir"

Mc 10,45

Nosso hino

Hino Servir

Servir é a nossa divisa
E nossa glória há de ser!
O exemplo de um Deus humanado
Veio à terra trazer.

Avante, falange Ursulina,
Em prol de tão nobre ideal. (bis)

Nas cinco partes do mundo.
Ressoe a voz: Servirei!
Que ensina a Escola Ursulina
Sempre fiel ao seu Rei.
Vivamos, crianças e jovens.
Vivamos o nosso ideal. (bis)

E assim unidos na terra,
Servindo ao mesmo Jesus.
Alunos das Ursulinas,